sábado, 10 de dezembro de 2011

Quem era Dercy de verdade


Dercy e Santa Maria Madalena. Ou seria Santa Maria Madalena e Dercy? Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena é nacionalmente conhecida como a “terra de Dercy Gonçalves”. Foi lá que a humorista nasceu, cresceu e escolheu ser sepultada. Logo, não há como contar uma história sobre Dercy sem mencionar Madalena e vice-versa. E foi por esta razão que a equipe de ‘Dercy de Verdade’, de Maria Adelaide Amaral com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando, não teve dúvida ao eleger a cidade como uma das locações para as gravações da minissérie, com estreia marcada para o dia 10 de janeiro.

Terra natal de Dolores Gonçalves, nome de batismo de Dercy (Luiza Périssé/ Heloísa Périssé/ Fafy Siqueira), Santa Maria Madalena fez uma viagem no tempo durante os sete dias de gravações. Graças ao trabalho das equipes de produção de arte, cenário e figurino, casas, ruas e igreja foram transformadas em algo bem próximo do que a comediante viveu. O destaque é para a casa onde a protagonista morou, ambiente que mais emocionou o elenco, principalmente Heloísa Perissé e Fafy Siqueira, atrizes que interpretam a artista na minissérie.

Para dar continuidade a esta volta ao passado - e retratar um momento importante da trama - foi necessário, no entanto, fazer um deslocamento até Tiradentes, Minas Gerais.“Como em Madalena não existe mais Maria Fumaça, e foi nesse tipo de trem que Dercy (Heloísa Périssé) fugiu com o artista Pascoal (Fernando Eiras) e a companhia Maria de Castro, tivemos que recriar a cena em outra região”, explica Jorge Fernando. As gravações duraram três dias e contaram com uma equipe de 100 pessoas, entre produção, elenco e figurantes locais.

Nas cidades, participaram das gravações: Luiza Périssé e Heloísa Périssé (Dercy), Tuca Andrada (Augusto Duarte), Cássio Gabus Mendes (Valdemar), Fernando Eiras (Pascoal), Rosi Campos (Bita), Walter Breda (Manuel), Álvaro Diniz (Álvaro Castro), Rose Abdallah (Maria de Castro) e Anja Bittencourt (vizinha) e Anthero Montenegro (artista da trupe Maria de Castro).

Uma mulher ousada e abusada, mas também tímida e recatada. Digna, porém desbocada. Uma mulher que caiu e se levantou quantas vezes foram necessárias. Que amou, mas disse nunca ter sido apaixonada. Uma guerreira incansável, que escondia das pessoas o seu romantismo e a sua fragilidade. A atriz que, com improviso, liberdade, irreverência e bom humor, em quase um século de trabalho, conquistou uma plateia fiel com apenas uma preocupação: o público. Uma mãe que encontrou em sua filha a mais bela relação que teve na vida. Seu nome? Dolores Gonçalves Costa (1907 – 2008) ou, simplesmente, Dercy.

Na minissérie ‘Dercy De Verdade’, a autora Maria Adelaide Amaral propõe revelar quem foi Dercy, aquela que o público consagrou tanto quanto a que todos desconhecem. E destaca os motivos que a impulsionaram a contar a história da artista e sua amiga pessoal: “Em primeiro lugar, eu não queria que ela fosse esquecida. Segundo, eu não gostaria que ela fosse lembrada como ‘aquela velha que só falava palavrão’.


Dercy em três tempos

Ela cresceu numa pequena cidade do interior do Rio de Janeiro, mas seus sonhos ultrapassavam o oceano. Dolores Gonçalves Costa (Luiza Périssé), seu nome de batismo, ou simplesmente Dercy, não teve uma infância das mais fáceis. Abandonada pela mãe, a menina sofria com o descaso do pai e a hostilidade da vizinhança. Em plena década de 20, as pessoas não entendiam uma garota que cortava os cabelos e se maquiava como Theda Bara e Pola Negri, estrelas que admirava através das telas dos cinemas.

A jovem sonhava em ser artista de Hollywood e, certa de que aquele não era seu lugar, Dolores (Heloísa Périssé) fugiu de Madalena com uma companhia de teatro. Ousada? Sim. Corajosa? Sem dúvidas. Ela não era mulher de engolir sapos, nunca foi! Dona de personalidade forte e destemida, Dercy (Fafy Siqueira) se consagrou como uma das melhores atrizes de seu tempo e a maior representante da Commedia Del A’rt.

A adolescência de Dercy é representada pela estreante Luiza Périssé, que gravou sua participação em Santa Maria Madalena (RJ). Heloisa Périssé interpreta Dercy em sua juventude e maturidade, que vai dos 17 aos 50 anos de idade. Fafy Siqueira, que foi amiga da comediante vive os últimos e grandiosos anos da atriz.

‘Dercy De Verdade’ é uma minissérie com autoria de Maria Adelaide Amaral, baseada na obra “Dercy de cabo a rabo”, da própria autora, com colaboração de Leticia Mey e direção geral e de núcleo de Jorge Fernando. O programa tem quatro capítulos, com previsão de ir ao ar de 10 a 13 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário