terça-feira, 16 de julho de 2013

Marina Ruy Barbosa: imaturidade ou profissionalismo


Um dos assuntos mais comentados da semana na TV foi a mudança repentina nos rumos da personagem Nicole, vivida por Marina Ruy Barbosa, em "Amor à Vida". Segundo as notícias mais recentes, a atriz teria desistido na última hora de cortar os cabelos por conta da novela (compromisso que teria assumido com o autor Walcyr Carrasco).

Informações de bastidores atestam que, conforme o momento foi se aproximando, Marina acabou se dando conta que não está preparada para perder as madeixas ruivas. Carrasco teria, inclusive, sido pressionado pela alta cúpula da Globo a deixar a tão alardeada cena de lado.

Na trama, a solitária Nicole descobriu que tem câncer e iniciou um tratamento quimioterápico. Apesar da queda dos fios, a personagem reluta em mudar a aparência por medo de ser rejeitada por Thales (Ricardo Tozzi), por quem está apaixonada.

Marina não seria a primeira a raspar a cabeça por conta de uma personagem. Camila Morgado (também ruiva), Bruna di Tullio, Larissa Maciel e Rachel Ripani já passaram por isso. Rachel, inclusive, numa novela de Carrasco ("Caras e Bocas" - 2009/10). Tem ainda Carolina Dieckmann e a marcante cena de "Laços de Família" (2000/01).

No dia em que a personagem Camila resolveu raspar a cabeça e enfrentar um tratamento contra leucemia, a trama de Manoel Carlos registrou pico de 65 pontos de audiência (54 de média). Do total de televisores ligados no País, 79% estavam na novela da Globo. Outros tempos! Na ocasião, Carolina também era bem jovem, tinha 22 anos.

Só que nenhuma das atrizes citadas tinha as madeixas mais cobiçadas entre as telespectadoras da Globo. Dez entre dez mulheres querem os cabelos de Marina, segundo a Central de Atendimento da emissora. Daí o impacto que a cena poderia causar (some-se ainda toda a expectativa gerada).

Não se pode crucificar a garota por ter voltado atrás em sua decisão. Sejamos coerentes. Marina é muito nova - acaba de completar 18 anos - e isso pode, sim, ser um sinal de imaturidade (digamos que ela não está pronta para "fazer sacrifícios em nome da arte"). Uma peruca de látex solucionaria o impasse, embora pudesse não conferir o grau de realidade e o marketing esperado pelo autor.

Um polpudo contrato publicitário com uma marca de tintura, porém, foi outra razão apontada para a mudança de rota. Como lembrou a blogueira Janaína Nunes, ela não é modelo. Compreendidas as razões emocionais, psicológicas e até comerciais - tem sempre o outro lado: o da oportunidade perdida.

Seriam mais pontos de audiência (a novela já vai bem, vale frisar), mas daria um plus na imagem da atriz. Assim como "Laços de Família" marcou no currículo de Carolina - que, vamos combinar, se fez (e muito) em cima da repercussão do emocionante episódio.

Marina pode se queimar? Perder novos papéis? Talvez. Aguinaldo Silva já andou declarando que a quer - com destaque - em sua próxima história (seria para provocar Carrasco?). O que ela pode, mais provável, é sofrer represálias de Carrasco, que tem fama de se desentender com atores que não cedem a seus caprichos.

Pode sair da panelinha do autor, com quem já fez "Sete Pecados" (2007/08) e "Morde & Assopra" (2011), novela na qual teve destaque como a arrogante Alice. Porém, Carrasco anda prometendo que os próximos capítulos de "Amor à Vida", apesar das cenas reescritas, não serão menos emocionantes para a personagem. Tem outra coisa: Nicole morrendo (como andam alardeando) ou não, é secundária na trama - e isso poucos estão comentando.

Ou seja: a cura da doença, por si só, já seria o suficiente para a história dela perder força. Não corta o cabelo, não se fala mais nisso. Tampouco pode se desenvolver o conflito entre Thales e o médico Rogério (Daniel Rocha) pelo amor de Nicole. Conflito, aliás, que está demorando a engrenar. Dramaturgicamente, é Rogério quem deveria desmascarar o plano de Thales e Leila (Fernanda Machado) de ficar com a herança da órfã.

Enfim, que desse imbróglio da cabeleira fique uma lição: o corte do cabelo não pode ser maior que a capacidade de interpretação da garota. Ela está bem na novela, independentemente disso. A cena em que descobriu estar doente foi a prova, com a carga dramática exata.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário