Páginas

sábado, 31 de outubro de 2009

Helena não agrada em “Viver a Vida”





Desde o início da novela pipocaram críticas maldosas sobre a atuação de Taís Araújo, como Helena em “Viver a Vida”. Dezenas de sites lançaram enquetes e em comum apontam sempre o descontentamento dos telespectadores. Uma revista especializada em fofocas da TV pede, em matéria de capa, a morte da personagem, como se essa prática de eliminar protagonistas fosse absolutamente comum na teledramaturgia.

Pois bem, os dias foram passando e a razão de tamanho descontentamento tem vindo à tona. Segundo dizem, o grande mérito dos trabalhos de Manoel Carlos é o realismo com que ele expressa a vida, os sentimentos e a alma de seus personagens, porém uma análise mais detalhada transforma em pó essa afirmativa. Os personagens de sua novela parecem viver em um outro Brasil. Ricos e abastados, vivem num Leblon que remete a Miami: todos são chiques e sofisticados, vivem em sobrados suntuosos, tomam vinhos finos, comem comidas caras e passam a maior parte do tempo discutindo futilidades. E nesse universo se inclui a Helena de Taís Araújo.

Não é o fato de ela ser jovem ou negra que tem jogado contra, mas sim o fato de a personagem não ter o que conquistar. Ela não tem uma trajetória na trama. Saiu de onde? Vai pra onde? Em busca do quê? Helena é linda, rica, famosa, bem sucedida, conquistou um marido milionário, com pinta de galã... O que mais lhe falta? O que se subtende disso tudo é que o público quer ver ação. Quer ver os personagens na luta, buscando alguma coisa, conquistando alguma coisa... O ser humano é um eterno insatisfeito, está sempre em busca de algo, do além, do desconhecido. Aliás foi essa eterna busca que possibilitou o avanço e as grandes descobertas da humanidade. E esse desejo também se reflete na dramaturgia.

Segundo informações, as tramas de “Viver a Vida” sofrerão grandes reviravoltas após o acidente em que Luciana ficará paraplégica. E certamente já deve ter gente pensando em antecipar essa reviravolta depois que a novela das 7 vem colando no ibope da novela do horário nobre. Quem sabe assim a novela não comece de verdade? Tomara, porque até o momento a única unanimidade em “Viver a Vida” são os depoimentos exibidos ao final de cada capítulo.

Um comentário:

  1. Ola,
    Tenho lido seus posts.
    Sao gostosos de ler.Voce faz criticas inteligentes e com certa cautela. Gosto disso.
    Parabens!!!

    ResponderExcluir