Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Benedito Ruy Barbosa às 21:00 horas



Correm rumores na mídia televisiva de que estaria sendo cogitada a volta de Benedito Ruy Barbosa ao horário das 21 horas na Globo.


Não creio que essa seja uma boa alternativa. “Esperança”, a última novela de Benedito no horário nobre foi simplesmente a pior audiência de todas as novelas das 8 da Globo desde 1972 (vide ranking publicado nessa coluna há alguns dias atrás).


Benedito tem um estilo semelhante ao de Manoel Carlos: trama lenta, que se arrasta do nada para o coisa nenhuma, morna, sem sal, sem emoção. Ou seja, na contramão dos que os números mostram como sendo a atual fórmula do sucesso: tramas ágeis, rápidas, cheias de emoção e aventura (vide Caras & Bocas). A escala do horário nobre está fechada até 2014, com Sílvio de Abreu, Gilberto Braga, Aguinaldo Silva, João Emanuel Carneiro e Glória Perez. Não vejo espaço para o Benedito nesse time...


Há de se considerar todo o mérito de Benedito. Talvez entre todos os autores seja o que melhor sabe criar uma primeira fase e ligá-la com o final da história. Sim, eu assisti Renascer, O Rei do Gado, Terra Nostra e também Esperança. E realmente merece destaque esse aspecto ímpar de sua obra, presente em todas estas novelas.

Outro que merece ser destacado é que um dos maiores sucessos mundiais é de sua autoria: Terra Nostra. Da última vez que vi o ranking, faltava pouco para ultrapassar os números de Escrava Isaura, sendo a novela exibida em cento e tantos países.


Também não podemos esquecer que foi capaz de levantar o horário das 18:00, com a novela Paraíso, apesar de ser um outro horário, um outro perfil de público...


Porém, se “em time que está ganhando não se mexe” não vejo porque mudar a estratégia. Seria bem melhor que ele continuasse a fazer seus remakes às 6 da tarde à se estrumbicar no horário nobre...


Enfim, a Globo corre um sério risco de dar um tiro no pé.

2 comentários:

  1. Marcos, seu blog esta de extremo bom gosto.
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. eu asho que obenedito devia voltar ao horario das 6 hs.as unicas novelas que escapam no horaro das 6 sao do valcir carrasco e do benedito.

    ResponderExcluir