O sucesso da primeira semana de Carrossel não
era esperado nem pelo próprio SBT, acostumado aos 7, 8 pontos de audiência de
suas tramas anteriores. Carrossel fechou sua primeira semana com uma média de
13 pontos no Ibope, enquanto a primeira semana de Corações Feridos, a novela
anterior, fechou em 4. Já é um dos maiores sucessos do SBT nos últimos anos. E
o engraçado é que a novela conquistou audiência sem fazer grande estrago na
concorrência.
De todos os lados pipocam explicações para
este fenômeno de nossa moderna televisão. Com certeza, a má fase pela qual vem
passando a Record (principal concorrente do SBT) e o saudosismo dos que
acompanharam a versão mexicana da novela (apresentada com grande sucesso entre
1991 e 1992) contribuem para este bom resultado. Vamos levar em conta também a
forte campanha publicitária que a emissora de Silvio Santos fez para o
lançamento de sua novelinha, há muito tempo prometida e aguardada.
O fato é que existe certa verdade em
discursos do tipo “Carrossel é uma novela para a família, em que pais e filhos
podem acompanhar juntos, sem o constrangimento das demais novelas”. Bem, a
classificação indicativa está aí para isso, para nortear os pais. Mas
convenhamos que há muito tempo a TV aberta comercial brasileira estava carente
de uma programação infantil em seu horário nobre.
Vamos contar?
Desconsideremos canais estatais como a TV
Cultura – que, por sinal, sempre ofereceu farta programação infantil e de alta
qualidade. Desconsideremos a grade do fim de semana. Desconsideremos a
programação “adolescente”, como as novelas Malhação (Globo) e Rebelde (Record),
o programa Estação Teen (RedeTV!) e seriados enlatados como Todo Mundo Odeia o
Chris (Record), As Visões da Raven (SBT) e Kenan & Kel (Band). O que sobra
para as crianças a partir do período da tarde? Apenas as reprises do Chaves,
que o SBT apresenta às 18h30.
O SBT sempre privilegiou programação infantil
e continua o fazendo, com Carrossel Animado e Bom Dia e Cia, que ocupam todo o
período da manhã, durante a semana. A Globo – que outrora teve Vila Sésamo,
Globinho, Sítio do Picapau Amarelo, Balão Mágico, Xou da Xuxa, TV Colosso e os
programas da Angélica – agora dedica apenas uma hora e vinte minutos de sua
grade matinal às crianças, com o TV Globinho – com a probabilidade de sair do
ar já que está para estrear o programa de Fátima Bernardes. A Band apresenta o
Band Kids, em duas horas matinais, e o enlatado Power Rangers, à tarde. A
Record e a RedeTV! inexistem para as crianças.
Ou seja, a TV aberta deixou para os canais a
cabo a tarefa de entreter nossas crianças no horário nobre (que vai mais ou
menos das 19 às 23 horas). E elas estavam mesmo tão condicionadas a Cartoon
Network, Discovery Kids, Nickelodeon e outras, que, ao chegar da escola no fim
do dia, nem lembravam que existia TV aberta. As crianças – principalmente a
partir da última década – trocaram a TV aberta pela TV a cabo e pelo video
game. Carrossel se beneficiou desse público – além de tirar um pouquinho da
audiência dos canais concorrentes na TV aberta... E quem não tinha cabo ou
video game?…
Carrossel é toda apelo infantil. Cores
fortes, cenários coloridos e por vezes fantásticos, historinhas clichês, educativas
e de fácil assimilação, crianças fofinhas (ou quase isso). Tudo planejado para
cativar os filhos e, por tabela, os pais, saudosistas ou não. E como o público
alvo é a garotada, não há de se cobrar realismo algum das histórias, ou grandes
interpretações dos atores mirins que estão começando agora. “Crianças não se
prendem a esses detalhes!“, diriam alguns para justificar interpretações e
texto fracos.
É cedo para saber se a novela se manterá na
média dos 13 pontos, ou ao menos na casa dos dois dígitos. É necessário um
pouco mais de tempo para se conquistar a fidelidade do público. Seja ele
infantil ou não.
Fonte: Nilson Xavier, do UOL
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