Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Globo muda a logomarca de “Eta Mundo Bom”


A cinco dias da estreia, a logomarca de “Eta Mundo Bom” foi alterada. A mudança, sutil, ocorre uma semana depois de o blog apontar que o título da novela estava errado, ao ostentar um acento circunflexo na palavra “eta”. A nova marca trocou o acento em cima da letra “e'' por um chapéu em miniatura colocado na ponta da letra (imagem acima).

Questionada pelo blog no último dia 6, a Globo disse que a decisão de acentuar a palavra no título foi “uma liberdade artística para reforçar o acento caipira”. Agora, depois de realizada a mudança, a emissora negou que o objetivo tenha sido corrigir o erro. “O ajuste foi para reforçar e deixar mais evidente que o acento marca o sotaque caipira, já que, de acordo inclusive com a sua matéria, isso não havia ficado tão claro”.

A interjeição “eta” é citada sem acento nos dicionários “Houaiss'' e “Aurélio'' bem como no “Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa''. Ao lamentar que a Globo esteja usando uma grafia errada, o professor Pasquale Cipro Neto observou: “As pessoas adoram colocar acentos indevidos, sobretudo em determinadas palavras cuja vogal tônica tem timbre fechado. A veiculação dessa grafia certamente aumentará essa vontade e dará ‘legitimidade’ a ela.”

Fonte: Maurício Stycer, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário