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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Instituto alemão planeja medir audiência da TV no Brasil


Mais um instituto de pesquisa está tentando entrar no mercado de medição de audiência de TV no Brasil.

Segundo informações da coluna "Outro Canal", estão avançadas as negociações da empresa alemã GFK com emissoras abertas para prestar o serviço de aferição no país.

Até hoje, o Ibope é o único instituto que mede audiência no Brasil. Os mais animados com essa nova concorrência são a Record, o SBT e a RedeTV!.

As emissoras vem negociando a contratação dos serviços da GFK, que pretende entrar no Brasil nos próximos meses.

Desde o ano passado o instituto conversa com os canais de TV e agências de publicidade. As reuniões estão sendo intermediadas por Fábio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais na televisão.

De acordo com a publicação, a Band se animou com a proposta dos alemães, mas ainda não falou nada sobre a contratação do serviço. Já a Globo quis conhecer o novo sistema de medição, mas também não fechou acordo.

Atuante em mais de cem países, o GFK pretende aferir no Brasil a audiência dos 16 maiores mercados e oferece uma base de amostragem de cerca de 8 mil domícilios, 35% a mais que do Ibope.

O instituto também destaca a intenção de fazer medição de programas gravados pelos espectadores.

Em tempo: Há alguns anos, a empresa norte-americana Nielsen se esforçou para entrar no Brasil e fazer frente ao Ibope, mas não conseguiu.

A proposta, que surgiu em setembro de 2011, esbarrou em uma cláusula contratual. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o maior entrave teria sido o prazo de vínculo que a Nielsen pretendia exigir dos futuros clientes: sete anos.

O instituto alega que o custo de implantação do sistema de medição é alto, e por isso não poderia arcar com eventuais desistências. As emissoras não aceitaram esse vínculo.

Fonte: Na Telinha

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