Sim, leitores, o título acima está correto.
Em números: de cada 100 TVs por assinatura ligadas no Brasil, mais de 60
sintonizam os canais abertos na maior parte do tempo. O F5 obteve dados
inéditos sobre a TV paga. A tabela abaixo lista 10 canais mais vistos na TV
"fechada" em agosto, entre 7h e 0h. Agosto é considerado um mês
"padrão", pois não tem férias, feriados ou grandes efemérides.
O universo da pesquisa - Foram analisados os
oito principais mercados entre os 14 que compõem o Painel Nacional de Televisão
(PNT). São esses oito: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Belo
Horizonte, Florianópolis e Campinas. Nessa praças o ibope constatou que existem
no total 13,9 milhões de domicílios com TV, sendo que 3,9 milhões pagam TV por
assinatura. Vamos ao gráfico:
Quem vê
TV -
O índice de share mostra que, na média, de cada 100 TVs pagas ligadas em
agosto, 37 ficaram na Globo. A Record abocanhou 11 (10,8%). Se forem somados os
shares dessas TVs, mais RedeTV!, Gazeta, as TVs abertas públicas e as em UHF, o
resultado é que quase 63 em cada 100 TVs pagas passa a maior parte do tempo
exibindo programas das TVs abertas.
Geração
F -
O público infanto-juvenil também mostra sua força na TV paga, além de ser muito
valioso do ponto de vista comercial. Somados, os canais voltados aos
fedelhinhos fofos, às crianças marotas e à gurizada espertinha,
respectivamente, representam quase 10 em cada 100 TV's ligadas entre 7h e 0h. É
um universo consumidor bem relevante.
Ranking
de traços
- Há outros dados interessantes no estudo, e que não estão na tabela acima. A
medição abrange cerca de 100 canais, entre abertos e pagos. Desses, cerca de 40
estão numa faixa que poderia ser classificada de "traço do traço".
São canais que registram menos de 0,1% de share (de 0,09% para baixo). Entre
eles, a TV Justiça (0,07%) e a TV Senado (0,06%), o VH1 (0,08%) Animax/Sony
Spin (0,07%) e o Fox Life (0,05%). O Canal Brasil (não a TV Brasil) marca
0,08%.
Canais
educativos
- Tirando a TV Cultura, incluída na categoria Pública (0,96% de share), o canal
"educativo" mais bem colocado é o Discovery (0,54%). Na medição de
agosto, o Discovery Channel venceu a encarniçada batalha pelos raros
telespectadores pagantes, com quatro décimos a mais que seu insidioso rival,
oponente e inimigo... um poderoso monstro que também está salivante e à procura
dos suculentos assinantes... o sorrateiro NatGeo!
Canal
Religioso x Canal 'Laico' - Outro dado bastante interessante do estudo (que, não
sei se comentei, mas é totalmente exclusivo) é que os católicos venceriam uma
hipotética briga de "igrejas" na TV paga hoje. Com 0,32% de share, a
modestinha Rede Vida está perto de chegar ao dobro da moderna, rica e abastada
Recordnews, de Edir Macedo, que tem 0,18%.
Fonte: F5
Até o incompetente ministro Hélio Costa constatou isso há um tempo atrás: o pessoal paga TV por assinatura para assistir TV aberta com sinal limpo.
ResponderExcluirTambém tenho o hábito de assistir os canais abertos, mesmo tendo canal pago. O único pago que vejo é o Viva. O resto é um amontoado de séries enlatadas e filmes prefiro ver sossegadamente em DVD quando quero e não quando o canal programa.
ResponderExcluir