Na última segunda-feira (31/08) estreou na Globo a nova novela das 21h, A Regra do Jogo. E um dos destaques do elenco é Susana Vieira, que acaba de completar 73 anos e interpreta a extravagante (até no nome!) Adisabeba, líder comunitária.
O papel é a cara de Susana: uma mulher exagerada, visualmente over (e nas atitudes também), sensualizante, dramática e engraçada, cheia de caricatices. Essa é a Susana que todos conhecem!
Há cerca de 20 anos essa é a Susana que o Brasil aprendeu a amar/odiar/xoxar. Desde que ela interpretou a ricaça malvada Branca Letícia na novela Por Amor (1997/98), tornou-se um personagem de si mesma. Em todos os seus trabalhos e na vida real ela é sempre uma variação da… bombástica Susana Vieira, a própria. É claro que isso fez dela uma das celebs mais adoradas do país.
Seja deixando o mamilo à mostra no programa do Faustão, seja tentando cantar Per Amore, seja arrancando o microfone da moça do Vídeo Show, ela é sempre um acontecimento…
Mas atenção jovens! Nem sempre Tia Susana foi assim. Antes de Por Amor, ela já tinha mais de 30 anos de carreira na TV, e seu estilo era outro. Susana era uma atriz normal como outra qualquer: discreta e pacata na vida pessoal, e interpretando personagens variados, passando do drama ao romance, sempre com naturalidade – sem exagerar.
Um bom exemplo dessa fase é a personagem Amanda, que a atriz desempenhou na novela Cambalacho (1986), que aliás está no ar, em reprise no Canal Viva, olha só a chance.
Amanda é uma das protagonistas da trama. Advogada, casada com o também advogado Rogério (Claudio Marzo), ela comanda uma academia de ginástica, a Physical. Isso explica seus figurinos chiques com toques esportivos, a cara dos anos 80.
O drama de Amanda será a crise no casamento. Rogério vai se envolver com a vilã da novela, Andreia (Natália do Valle), irmã de Amanda. A heroína fica abalada mas dá o troco e se envolve com o garotão Aramis (Paulo César Grande).
É, essa parte já era um esboço da Susana atual (que em novelas e na vida real prefere os homens – bem – mais novos). Na novela anterior da atriz, um ano antes de Cambalacho, Um Sonho a Mais (foto, 1985), ela já era uma perua que namorava um garotão (vivido por Edson Celulari). Mas antes disso, os pares românticos da atriz nas novelas costumavam ser homens da sua idade.
Mas a Amanda de Cambalacho era uma mulher romântica e sonhadora, que confiava plenamente no marido. Susana interpreta o papel com voz doce e falando baixo, sem o tom exaltado que suas personagens mais recentes costumam ter… Outra característica: os cabelos em tons avermelhados, que ela usou bastante nos anos 80 e até o fim dos 90 – até chegar na Branca, loiríssima.
A personagem é uma justiceira, e retoma a carreira de advogada para duelar contra o marido nos tribunais – ele defende Andreia e Amanda defende Naná (Fernanda Montenegro), na disputa pela herança do velho milionário Antero (Mário Lago). A trama dá oportunidade para Susana brilhar em duelos deliciosos de interpretação, principalmente nas cenas com Natália do Valle e Rosamaria Murtinho (que vive Ceci, a amiga e confidente de Amanda).
Vale a pena dar uma espiada na reprise de Cambalacho para comprovar que Susaninha, na época com 44 anos, mostrava ser uma atriz competente e que não tinha problemas com quem estava começando!
A novela está sendo exibida de segunda à sábado às 14h30 com reprise à 1h da manhã. Será que a Susana está assistindo?
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário