Na estreia de “Ribeirão do Tempo”, a sua nova e cara novela, a Record conseguiu chamar mais atenção para a bizarra estratégia de lançamento do que para o primeiro capítulo em si.
“Ribeirão do Tempo” estreou três semanas antes do final da novela que deveria substituir, a bem-sucedida “Bela, a Feia”. Como fazer esta mágica? Alterando o início da novela que está no ar há mais de nove meses e programando a nova para o seu horário.
Como o segundo capítulo de “Passione”, na Globo, estendeu-se até as 22h18, “Ribeirão do Tempo” começou apenas as 22h20. O espectador desavisado de “Bela, a Feia” não deve ter entendido nada. Em sua homenagem, a cada três minutos um aviso aparecia na tela da nova novela: “Daqui a pouco Bela, a Feia”.
A emissora provavelmente imaginou que iria alavancar a audiência da estreante colocando-a no horário programado para a novela já consagrada. Mas algo não deve ter dado certo na estratégia, pois as 23h05, depois de 45 minutos sem intervalo comercial, enquanto o personagem de Taumaturgo Ferreira se afogava no rio, apareceram os créditos de abertura de “Ribeirão do Tempo” e a novela abruptamente saiu do ar, dando inicio a “Bela, a Feia”.
Lendo a sinopse detalhada colocada em seu site oficial, ainda havia muita coisa programada para o capitulo inicial de “Ribeirão do Tempo” – inclusive o salvamento de Querêncio, o personagem de Taumaturgo. Das cenas descritas no texto, cerca de um terço não foi ao ar.
O autor, Marcilio Moraes, informou já ter 30 capítulos escritos. Segundo Hiran Silveira, diretor do núcleo de dramaturgia da Record, 20 capítulos já foram gravados e dez estavam totalmente prontos no dia da estreia. As sinopses detalhadas dos nove primeiros estão disponíveis no site da novela.
Na segunda-feira, véspera da estreia, na festa de lançamento de “Ribeirão do Tempo”, no Rio de Janeiro, Silveira mostrou como a emissora se vê diante da Globo nesta guerra pela audiência: "O império contra-ataca! Vamos lá, gente, porrada neles! Com um investimento tão grande, acabou essa coisa de brigar pelo segundo lugar. Nossos números são grandiosos e se Deus quiser, e Ele quer, tenho certeza, essa novela vai ser um sucesso. Não tem como ser diferente. Viemos para ganhar.”
Deixo para outra oportunidade uma avaliação crítica do trabalho de Marcílio Moraes. Como disse, a estratégia de lançamento de “Ribeirão do Tempo” terminou por ofuscar a própria novela.
Por Mauricio Stycer, do UOL
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