Livros

A bola dente de leite


Desde as ingênuas brincadeiras da infância até a descoberta da homossexualidade e sua plena aceitação, o indivíduo conhece os mais amargos caminhos da existência humana. A bola dente de leite se lança a esse desafio: narrar esta trajetória.

Jaime é o caçula dos homens numa família de quatro irmãos. Filho de um mecânico e uma professora, desde os seis anos de idade o garoto descobre fantasias com o universo feminino, como brincar de bonecas e usar os saltos da mãe. O pai percebe sua diferença e o persegue, fazendo com que ele sufoque aquelas atitudes que brotam tão naturalmente de sua alma pura. Com a chegada da adolescência e da juventude, a descoberta da sexualidade traz o dilema: um novo confronto com a homossexualidade e sua luta para fugir dela.

Dos seis aos trinta anos o personagem irá enfrentar as mais diversas situações até descobrir a sua verdadeira sexualidade e aceitá-la plenamente.

E o que teria a bola dente de leite a ver com isso?

------------------------

Produzido em meados de 1997, A bola dente de leite foi a primeira aventura do autor no universo dos livros. Foi inscrito no concurso literário de uma respeitada fundação cultural da cidade de Goiânia. Devido ao seu tema delicado, e sempre visto com extremo preconceito nesse tipo de certame, o livro foi banido do concurso e não figurou nem na lista dos trabalhos selecionados, nem na lista dos desclassificados, embora preenchesse todos os requisitos do edital.

Tempos depois o autor resolveu publicá-lo, sem alterações significativas, pois entendeu que o trabalho retrata uma fase da sua vida e um estágio da sua produção literária. Grandes correções o fariam perder a sua essência.



Encontro do Século

Esta webnovela narra o encontro da famosa cortesã mineira, Dona Beija, com o Imperador D. Pedro I e sua famosa amante D. Domitília. Embora Beija e Pedro tenham vivido numa mesma época, eles nunca se conheceram. A história se propõe a este exercício: imaginar como teria sido este encontro. Pedro era um garanhão incorrigível, tinha um fraco por todas as mulheres. Beija era um exemplar belíssimo da espécie. O encontro desse casal teria uma química explosiva.

A narrativa faz uma brincadeira interessante com a história, pois abre um parênteses no meio da história real de cada um desses personagens, e viaja no que teria sido este maravilhoso encontro.

Ao ser abandonada pelo Ouvidor Motta, que retornou ao Rio de Janeiro por ordem de D. João VI, Beija se vê obrigada a voltar para Araxá, sua terra natal, onde era muito amada e tinha um noivo. Porém, o inesperado acontece: o arraial lhe vira as costas e a acusa de ter matado o avô por ocasião do rapto que sofreu por parte do Ouvidor. Seu noivo apenas a quer como amante, mas sem assumir compromissos.

Triste e infeliz, Beija resolve correr atrás da sorte e parte para o Rio de Janeiro em busca de D. Pedro. O casal se conhece e a paixão explode. Tudo corre às mil maravilhas até que Pedro conhece Domitília, numa viagem a São Paulo. Forma-se um triângulo amaroso explosivo, de consequências imprevisíveis.

O ápice dessa fase turbulenta é a morte de D. Leopoldina, em 1826. Acuado, D. Pedro é obrigado a escolher uma nova esposa. Quem será a nova imperatriz do Brasil, Beija ou Domitília?

------------------------

Escrita em 2009, Encontro do Século é publicada neste livro no formato tal qual foi veiculada na internet, sem a sua devida transformação no formato romance.

Trata-se de um trabalho diferente e inovador, com algumas características próprias: o texto tem um formato de roteiro, bem semelhante ao roteiro televisivo. No entanto, poupa o leitor das longas descrições de cenários, figurinos e outros elementos, permitindo que ele mesmo crie o universo da história na sua imaginação. O forte da narrativa são os diálogos, onde são expressas as emoções dos personagens e a ação, que faz a trama avançar.

A divisão dos capítulos segue o mesmo esquema da veiculação na internet, tornando-os curtos e ágeis, mais adaptados aos parâmetros da vida atual.