domingo, 30 de dezembro de 2018

Globo volta a turbinar banco de elenco: 1.540 artistas


Depois de demitir atores do calibre de Malu Mader e Giulia Gam, a Globo voltou a contratar artistas por longa duração no segundo semestre deste ano. A emissora vai fechar 2018 com um crescimento de 15% no seu banco de elenco, totalizando 1.540 nomes, entre estrelados veteranos, como Tony Ramos e Gloria Pires, autores e diretores de novelas e séries. É a primeira vez que a Globo revela quantos artistas tem em seu banco de talentos.

Nos últimos anos, a emissora adotou uma política de enxugamento de sua lista de contratados. Profissionais experientes que eram pouco utilizados, entre eles Danielle Winitts e Maitê Proença, foram dispensados.

Algumas vagas foram ocupadas por novos talentos, mas nem todas. No início deste ano, por exemplo, as cinco atrizes reveladas na temporada Viva a Diferença de Malhação chegaram a ficar desempregadas.

Com a nova política, Gabriela Medvedovski, Daphne Bozaski, Heslaine Vieira, Ana Hikari e Manoela Aliperti ganharam contratos sem ter que trabalhar. Elas aguardam a ordem para começar a gravar As Five, uma série derivada de Malhação para o Globoplay.

A plataforma de streaming do Grupo Globo está por trás na mudança de planos que causou o crescimento de 15% no banco de elenco. Para competir com a Netflix, a Globo decidiu produzir séries exclusivas ou com primeira janela para o streaming. Caso das recém-lançadas Assédio e Ilha de Ferro, por exemplo. Isso aumentou o número de produções consideravelmente.

Assim, a Globo precisa de mais atores e de mais estúdios - um novo módulo está sendo construído no Rio de Janeiro. Como a Netflix também está produzindo bastante no Brasil, seu segundo maior mercado global, aumentar o banco de elenco também é uma forma de bloquear o acesso da concorrente a atores que a Globo considera imprescindíveis para seus produtos.

Recentemente, a Globo renovou contrato com Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça e Ney Latorraca, três veteranos que produzem pouco, pela idade avançada ou por não aceitarem qualquer trabalho. Ney Latorraca é um exemplo da nova ordem: nos últimos dois anos, ele recusou duas produções, a série Brasil a Bordo e a novela Deus Salve o Rei.

A nova estratégia também abre espaço para iniciantes que, se não chamam a atenção, não decepcionam. É o caso de Dan Ferreira, o apagado Acácio de Segundo Sol. Da última novela das nove, a Globo também contratou por dois anos as revelações Kelzy Ecard e Claudia Di Moura. A última, teve que disputar com a Netflix.

O banco de elenco da Globo irá crescer ainda mais em 2019. Atores que estão com contratos a vencer ou que estão no ar com vínculos temporários, principalmente de O Tempo Não Para, já estão sendo chamados para conversar.

Fonte: Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário