sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Cheias de Charme" é marco na convergência TV X Internet


Com autores estreantes, a novela das sete “Cheias de Charme” chega ao fim nesta sexta-feira (28) com um diferencial na teledramaturgia brasileira: o de usar a internet ao seu favor. Destacada também por sua parceria com programas de entretenimento da Rede Globo e com a área de marketing, o folhetim tem 35 produtos, entre objetos de limpeza, calçados, esmaltes, batons e discos à venda, além de um livro que estará disponível na próxima semana.

“Liberamos uma cena importante [o vídeo “Vida de Empreguete”] da novela para internet, antes de ir ao ar. Isso nunca tinha sido feito e chamou atenção”, comemoram os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, em entrevista ao UOL.

A trama conseguiu unir realidade e ficção em um mesmo espaço ao retratar o universo musical e o dia a dia de três diaristas que ficam ricas.  “Queríamos falar da periferia como o novo centro, da tecnologia viabilizando a produção cultural e pensamos nas domésticas formarem um trio e ficarem conhecidas por meio da internet. Daí surgiu a ideia de fazermos essa brincadeira transmídia (união de diversos veículos de comunicação), de publicar o vídeo na rede no momento em que ele era postado no folhetim”, explicam os autores.

A iniciativa deu certo e “Vida de Empreguete”, o primeiro clipe das Empreguetes, grupo formado por Cida (Isabelle Drummond), Penha (Thaís Araujo) e Rosário (Leandra Leal), teve mais de 12 milhões de visualizações de maio até o fechamento dessa matéria.  Além das “curicas”, a trama tem como ídolos musicais o cantor romântico Fabian (Ricardo Tozzi) e a diva do eletroforró Chayene (Cláudia Abreu).

Com esse time, "Cheias de Charme" lançou sete músicas, que se transformaram em grandes hits. Os clipes de “Nosso Brilho”, “Marias Brasileiras", "Forró das Curicas" e "Vida de Patroete" estão entre os  vídeos mais vistos no site oficial da novela, ganhando de capítulos como o striptease de Cida no meio do casamento das filhas de sua patroa.

Convergência de mídias


Atualmente “Vida de Empreguete” está em 35° lugar entre as 100 músicas mais tocadas nas rádios do Brasil, segundo o portal Hot100Brasil. Entre o dia 16 de abril e 23 de setembro, o site de “Cheias de Charme” recebeu 900 mil visitas diárias. A maior audiência foi em 18 de junho, com 1,9 milhão de acessos, com a cena em que Cida se transformava em Empreguete durante o casamento de Conrado (Jonatas Faro) e Isadora (Gisele Batista).

Para dar credibilidade ao cenário artístico retratado, os atores participaram de shows de artistas famosos e das atrações - “Caldeirão do Huck”, “Esquenta”, “Mais Você”, “Programa do Faustão” e “Programa da Fátima”, que ainda vai ao ar. O “Fantástico”, por sua vez, aproveitou o sucesso e promoveu a campanha “A empregada mais cheia de charme do Brasil”, em que domésticas enviaram vídeos seus e ainda tiveram a oportunidade de aparecerem na novela. O concurso foi o segundo com mais inscrições este ano, perdendo somente para o “Desafio Paul McCartney”.

Com personagens caricatos, figurinos extravagantes, a trama conquistou adultos, crianças e amantes de música. O hit “Vida de Empreguete” gerou diversas paródias na rede, como “Vida de Periguete”, em que três amigos satirizam periguetes famosas. “Nos divertimos muito assistindo às paródias e versões criadas pelos internautas, ao mesmo tempo participando da novela e gerando conteúdo espontâneo”, contam Filipe e Izabel.

 
O fenômeno é semelhante ao que aconteceu com a cantora Stefhany Absoluta, que há três anos divulgou o clipe “Eu Sou Stefhany” por meio da internet e que já teve mais de 17 milhões visualizações. A artista ficou conhecida pelo público e foi convidada para participar de diversos programas de entretenimento. “Esperava e estava ansiosa para participar da novela porque tem tudo a ver comigo. Tem inúmeras semelhanças com a minha história desde o vídeo das Empreguetes que caiu na rede, ao Cross Fox amarelo da Rosário, as roupas e o jeito de Chayene”, diz a musa do Piauí.

“Sem dúvida, os vídeos contribuíram para a divulgação da trama. A cada acesso, compartilhamento, comentário em mídia social ou mesmo a cada paródia, como aconteceu com os clipes, era a novela que estava sendo divulgada”, afirmam os autores.

Recorde em audiência

Com uma média nacional de 34 pontos de audiência entre 16 de abril e 15 de setembro, "Cheias" resgatou a força das novelas das sete, que há quatro anos não atingia um Ibope tão expressivo. Sua antecessora “Aquele Beijo” (2011) obteve 25 pontos, seguida por “Morde & Assopra” (2011) com 30, “Ti Ti Ti” (2011) 30, “Tempos Modernos” (2010) 24, “Caras e Bocas” (2009) 31 e “Três Irmãs” (2008) 24.

Com cinco meses no ar, a novela alcançou seu recorde no dia 23 de julho, quando atingiu 40 pontos no ibope - o capítulo retratou a falência dos Sarmentos e o sucesso das Empreguetes. A última trama que conseguiu esse efeito foi “Da Cor do pecado” (2004), que teve 43 pontos na média nacional.

O cenário atual é propício para estreia de “Guerra dos Sexos”, em 1° outubro. O remake de Silvio de Abreu irá explorar a comédia pastelão com os atores Tony Ramos e Irene Ravache como protagonistas.


Apesar dos autores ainda não pensarem em séries ou filmes sobre a novela, Cláudia Abreu torce para que a Globo lance um CD ou DVD somente com os sucessos de Chayene, Fabian e Empreguetes. “Acho uma pena não terem lançado ainda um disco com as músicas cantadas na novela, como ‘Vida de Empreguete’, ‘Patroetes’. Tem que ter”, sugere a atriz.

Por sua vez, o site de compras da Globo comercializa calçados, discos, esmaltes, batons e utensílios domésticos da novela, com uma página dedicada apenas as Empreguetes.

"Os campeões de venda são os calçados inspirados nas personagens Penha, Cida e Ariela (Simone Gutierrez)". A informação é da assessoria da emissora.


No último capítulo da novela, mais um produto será divulgado simultaneamente na TV e internet. O livro de Cida - "Cida a Empreguete – Um Diário Íntimo". O material é inspirado nos depoimentos pessoais do diário da personagem e enriquecido com citações que vão de Clarice Lispector a William Shakespeare. A partir de segunda-feira (1°), o livro poderá ser encontrado no portal e nas livrarias.

Em julho, o cabelo da Penha liderou a lista de pedidos da Central de Atendimento ao Telespectador da Globo. O público quis saber como e onde o novo look da empreguete foi feito. Em segundo lugar ficou o visual de Rosário. A atriz Leandra Leal tingiu seus cabelos em tons loiros e deixou os fios na altura dos ombros.

De olho no sucesso da trama e sem fins lucrativos, o artista plástico Marcus Baby criou bonecas das Empreguetes para homenagear o trio.  “Faço os bonecos para minha própria coleção. Quando divulguei as Empreguetes no meu blog recebi mais de 3 mil e-mails de gente perguntando quanto custava”, conta o designer, que já recebeu oferta de R$ 5 mil do apresentador Otávio Mesquita por uma boneca de Hebe Camargo.

“Não acreditamos em séries derivadas da novela. Todos os núcleos precisam uns dos outros pra fazer sentido, pra ter a força e a graça que tem na novela. As coisas estão terminando na hora certa, com um número total de capítulos que nos propiciou contar essa história de forma bem enxuta, deixando um gostinho de quero mais para os nossos futuros trabalhos”, concluíram Filipe Miguez e Izabel de Oliveira.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário