Em dez anos, a audiência da Fórmula 1 na TV
brasileira sofreu uma forte redução em seus números. É o que atesta o
jornalista Ricardo Feltrin, da Folha de S. Paulo. O responsável pela coluna Ops
do portal Uol obteve números que explicam esta queda.
Se em 2002 a categoria chefiada por Bernie
Ecclestone dava em média 19,4 pontos de audiência (lembrando que cada ponto
corresponde a 60 mil televisores ligados no programa), neste ano, mesmo com uma
temporada fortemente disputada, as provas só conseguem 8,4 pontos, uma queda
expressiva de 55% em uma década.
O mais curioso é que o ‘share’ (percentual de
participação de casa emissora nos aparelhos ligados) manteve-se o mesmo. Ou
seja, o telespectador não migrou da Globo, canal que veicula as provas no país,
para outras emissoras. Ele simplesmente não ligou seu aparelho de TV.
De 2002 para cá, os anos de 2003 (com 21
pontos), 2004 (19,2), 2008 (quando tivemos Felipe Massa brigando pelo título
com – 17,1 pontos de ibope) e 2009 (com Rubens Barrichello disputando a taça
com Jenson Button e Sebastian Vettel – com 14,8 pontos) foram os que tiveram as
melhores audiências.
Os números da Grande São Paulo, se comparados
com os índices nacionais, têm uma forte semelhança entre si. Segundo o Painel
Nacional de Televisão, a média da Fórmula 1 é de 8,5 pontos, auxiliado por um
ano abaixo do esperado por Felipe Massa e não tão empolgante de Bruno Senna.
Fonte: Yahoo
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