Qual é a graça de um show de talentos no qual
todos os jurados são bonzinhos, todos os calouros sabem cantar e o público não
parece se emocionar com nada? Eis o desafio não solucionado pelo “The Voice
Brasil” em sua estreia neste domingo na Globo.
Nos primeiros programas, quatro músicos
famosos, Carlinhos Brown, Cláudia Leitte, Daniel e Lulu Santos, terão a função
de escolher, cada um, 12 cantores entre 105 pré-selecionados.
A grande novidade do programa, já em sua
terceira temporada nos Estados Unidos, é que os jurados ficam de costas e
avaliam os candidatos com base apenas na audição. Quando mais de um dos jurados
escolhe um candidato, cabe ao eleito dizer com quem quer ficar.
Na estreia, todos foram gentis com os
candidatos recusados e exagerados nos elogios aos selecionados. Nenhum jurado
brigou com o outro no esforço de convencer algum calouro a escolhê-lo. O
público presente no estúdio pareceu não se importar muito com nada, nem com as
escolhas nem com as recusas. Ninguém se excedeu, nenhuma gafe foi cometida,
tudo saiu certinho – e sem graça.
Um raro constrangimento ocorreu no final do
primeiro episódio, quando um índio foi ignorado pelos quatro jurados depois de
cantar uma música sertaneja. Ao se darem conta de que o candidato era de uma
minoria raramente presente na TV, todos fizerem mil mesuras e o aplaudiram de pé,
como que culpados pela recusa.
Vários calouros cantaram em inglês, o que
pode ter incomodado parte do público, mas é perfeitamente justificável num
programa chamado “The Voice”. Elogios ao programa publicados no Twitter foram
exibidos na tela, durante a exibição do programa.
“The Voice Brasil” é apresentado por Tiago
Leifert, deslocado do “Globo Esporte” para a tarefa. Quase sem função neste
programa inicial, ele abraçou os pais de vários candidatos, deu muitos parabéns
e explicou a mecânica da atração ao público.
Num flagrante que diz muito da sua utilidade,
Leifert foi visto de braços cruzados assistindo a performance de um candidato.
A estreia do “The Voice” alcançou excelente
audiência. O programa marcou 15,5 pontos de média, praticamente o mesmo do que
a soma dos seus três principais concorrentes (Record, 6,5 pontos; SBT, 6; e
Band, 3,5 pontos).
Além do Ibope, o "The Voice Brasil"
também teve grande repercussão nas redes sociais. No Twitter, em certo momento,
entre dez assuntos que figuravam na lista de Trending Topics como os mais
comentados, nove eram sobre o reality show.
Fonte: Mauricio Stycer, do UOL
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