quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

“Viver a Vida é a treva!”

Esse trocadilho hilário é o comentário de um internauta postado em um fórum que debate o fato de algumas vezes a novela “Caras e Bocas” igualar ou superar o ibope de “Viver a Vida”.

Depois de ler pouco mais de 160 comentários do fórum, não foi difícil concluir o que os telespectadores apreciam numa e depreciam na outra novela. Como pontos fortes “Caras e Bocas” tem o ritmo ágil, a comédia leve e descontraída, cheia de bordões como “é a treva”, “fiquei rosa chiclete”, e tantos outras tiradas engraçadas. As tramas paralelas têm ligação direta com a trama central e as situações são resolvidas em 4 ou 5 capítulos. A agilidade também vale para as cenas, que são breves e objetivas. A comédia na medida certa, com alguns elementos do pastelão agrada em cheio quem chegou cansado do trabalho e está a fim de relaxar um pouco.

Na contramão vem a novela das 8 (ou das 9). Viver a Vida é densa, pesada. Está apostando num tema complexo que é a paraplegia. Suas cenas longas, debatendo o nada e o coisa nenhuma chegam a dar sono. A futilidade domina o panorama. Perdem-se 4 ou 5 minutos para falar do sabor do cafezinho ou da maciez do travesseiro... Quando foge da banalidade e aprofunda nos temas sérios da história é aquele dramalhão, aquele chororô interminável... Como diria aquele telespectador do título, “Viver a Vida é a treva!” Quando o assunto é Taís Araújo os internautas se dividem: muitos a culpam por todos os percalços da novela e muitos a defendem de umas e dentes. Sabemos muito bem que se trata de uma excelente atriz. E sabemos também na atual circunstância o resultado tem muito mais do autor do que do desempenho da atriz.

Enfim, dos quase 170 comentários do fórum, uns 140 enalteceram a de Walcyr Carrasco e desceram a lenha na novela de Manoel Carlos. Uns 10 defenderam e o outros quase 10 ficaram neutros. De modos que, ou Maneco muda o rumo do barco ou a sua novela continuará na alça de mira do macaco Xico. Sem falar que não demora e a Globo vai começar a chiar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário