quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Você sabe como funciona o IBOPE?

Diariamente nos deparamos na mídia com manchetes envolvendo essa palavrinha mágica, capaz de causar calafrios em 11 de 10 profissionais da TV. Em função do ibope vivem ou morrem os programas, sejam eles bons ou não. Em função dele cabeças são cortadas ou poupadas. Enfim, tudo gira em torno dele... Mas como essa poderosa medição é realizada?

Funciona assim: é uma rede secreta constituída por 750 lares da grande São Paulo, que é renovada a cada quatro anos e "remunerada" com brindes. Com o “peoplemeter”, aparelho que é instalado em cada uma dessas residências, é possível identificar o canal em que a TV está sintonizada e os dados são enviados, a cada minuto, para uma central através da rede de telefonia celular.

Você conhece alguém que tem um aparelhinho deste em casa? Certamente não. Porque esta é justamente a intenção do Ibope, já que quem possui o aparelho em casa assina um contrato de sigilo com a empresa, um compromisso de que não será influenciado por qualquer emissora. "Ele [o telespectador que faz parte da amostra] não pode sair por aí falando que tem peoplemeter", afirma o diretor-geral do Ibope.

Os dados gerados por esses aparelhos permitem que a empresa faça o que se chama de “pesquisa por amostragem”, ou seja, pega-se uma pequena parcela da população escolhida com base em critérios como idade, classe social, nível intelectual, etc. e projeta os resultados para todo o conjunto, que no caso é a população brasileira. Segundo cálculos, cada televisor ligado equivale a 60 mil aparelhos ligados na grande São Paulo.

Marcos Silvério



Nenhum comentário:

Postar um comentário