O SBT está completando neste domingo, 19 de
agosto de 2012, mais um aniversário. A emissora criada por Silvio Santos chega
aos 31 anos mantendo seus propósitos de apostar em uma programação
diferenciada, inovadora e em franca recuperação de sua audiência.
Em sua inauguração, em 1981, o SBT levava o
nome de TVS. Era a realização de um sonho que Silvio tinha há muitos anos e que
tentava alcançar havia mais de 10.
A sua principal proposta era lançar uma
emissora nacional, popular e com uma grade que apostasse na diversão e
entretenimento por meio de programas de auditório, desenhos e filmes,
diferenciando-se da Globo, que se sustentava em novelas, jornalismo e esportes.
Em 30 anos, o SBT estabeleceu diversas parcerias com produtoras de conteúdo
internacionais, como a Warner, Disney, Televisa e outras.
Com poucos anos no ar, a nova emissora já
chegava aos 30% de participação no Ibope e deixou para trás canais que já
estavam consolidados há muito mais tempo, como a Record. Neste período, vários
artistas se destacaram como Flávio Cavalcante, Moacyr Franco, a revelação de
Gugu Liberato, Raul Gil e o palhaço Bozo.
O SBT marcou a infância de várias crianças de
inúmeras gerações. Nomes como Angélica, Eliana, Mara Maravilha, Sérgio
Mallandro, seriados como "Chaves" e "Chapolin" e novelas
como "Chiquititas" e as
versões importadas de "Rebelde" e "Carrossel" marcaram o
público. E desde maio, mais uma vez, a emissora volta a acertar ao agradar às
crianças e se destaca com a versão brasileira de "Carrossel".
De 2006 para cá, o SBT passou a perder força
na disputa pela audiência. Os investimentos pesados da Record, que começaram em
2004 e que tinha como propósito se aproximar da Globo, fizeram com que a
emissora de Silvio Santos passasse a enfrentar problemas nos números. Em
fevereiro de 2006, o SBT perdeu a vice-liderança para a Record na Grande São
Paulo e meses depois o jogo virou à favor do canal de Edir Macedo no mercado
nacional.
Em 2009, o SBT sofreu mais um baque. Silvio
Santos havia perdido Gugu Liberato para a Record, que lhe fez uma proposta
milionária e com condições de trabalho que lhe eram mais favoráveis. Para
compensar a perda, o empresário fez uma série de desfalques à Record, como
Eliana, Roberto Justus, Paulo Franco, Tiago Santiago, Roberto Cabrini, Richard
Rasmussen, entre outros. Em 2012, parte desses profissionais já haviam se
desligado da emissora, como foi o caso de Paulo Franco e de Roberto Justus.
Já em 2011, em uma festa comandada por
Daniela Beyruti e Fernando Pelégio, um dos principais diretores da emissora,
houve promessas de investimentos em uma programação que agradasse mais a nova
classe C, que vem crescendo cada vez mais. O formato popular, que consagrou o
SBT nestes 31 anos de história, deve ser mantido.
Os resultados iniciais dos investimentos
foram bastante positivos. Em maio deste ano o SBT voltou a subir e, com o
sucesso de "Carrossel", conseguiu impulsionar a sua faixa noturna - a
qual a Record estava mais bem consolidada. A queda da rival em horários
estratégicos como as 19h e 22h, com a nova temporada de "Rebelde" e
com a mal-sucedida "Máscaras", prejudicou ainda mais a situação da
emissora, que passou a disputar décimo a décimo com o SBT pela vice-liderança.
Para comemorar o crescimento e o aniversário,
o SBT lançou nesta semana uma nova campanha publicitária.
Com o mote "#Compartilhe, a emissora
pretende mostrar que a vida foi feita para ser compartilhada. "Foi
compartilhando a alegria com os brasileiros, que o SBT construiu a TV mais
feliz do Brasil. Essa alegria é hoje uma das marcas registradas da emissora.
Está no bom humor dos apresentadores, no conteúdo dos programas, no
profissionalismo da equipe e na seriedade dos jornalistas", diz um
comunicado do SBT.
A rede ainda desenvolve:
"Compartilhando, ideias ficam maiores, gargalhadas ficam mais divertidas,
aventuras ficam mais emocionantes, torcidas ficam mais unidas, notícias ficam
mais poderosas. Por isso, daqui para frente, o SBT quer fazer ainda mais, parte
da vida dos brasileiros. Compartilhe suas ideias, suas opiniões, seus sonhos. A
maior alegria do SBT é poder compartilhar com os telespectadores".
Fonte: Na Telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário