A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon) está de olho na novela "Carrossel", sucesso comercial e de
audiência do SBT.
Junto com o instituto Alana, ONG que atua nos
direitos da criança e do consumidor, o órgão pretende proibir os merchandisings
no folhetim. "Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento
das crianças", disse Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP, em
conversa com a coluna Outro Canal.
Levantamento do Alana aponta que ficção e
publicidade estão se misturando demais na novela. Em uma das cenas, a
professora Helena (Rosane Mulholland) surge ao lado de um médico falando da
importância do chocolate na vida das crianças. Trata-se de uma propaganda da
Cacau Show.
O Procon e o SBT tiveram duas reuniões sobre
o caso, e a emissora não aceitou retirar os merchandisings, que surgem em vários
capítulos de "Carrossel".
A assessoria de imprensa da rede diz que os
diretores deram a ideia de retirar apenas as ações protagonizadas por crianças,
o que foi rejeitado.
Agora, o Procon pretende tomar medidas mais
rígidas contra o SBT, podendo chegar a uma multa de até R$ 6 milhões e uma ação
judicial.
Fonte: Na Telinha
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