terça-feira, 22 de junho de 2010

Cid Moreira comenta repercussão de "Jabulani"


Na última sexta-feira, Cid Moreira levantou-se cedo e saiu para cortar o cabelo. Quando ia chegando ao salão, foi abordado por uma senhora, que o fitou e falou: “Jabulani”. Foi aí que a ficha do veterano apresentador e locutor da Globo começou a cair. A vinheta que ele havia gravado com o nome da bola da Copa virou sucesso durante a transmissão dos jogos e um fenômeno na internet.

– Não imaginava que teria essa repercussão toda – diz. – Esse clima de Copa influenciou, mas acho também que as pessoas estavam sentindo saudades da minha voz.

Cid gravou as várias formas de dizer “Jabulani” para uma reportagem de Tadeu Schmidt sobre as críticas à bola, exibida no Fantástico do último dia 13. Numa das entonações, o locutor faz a voz trêmula, meio fantasmagórica. As gravações deram tão certo que a emissora passou a usá-las como vinhetas a partir do jogo Espanha x Suíça. Agora, toda vez que um jogador erra o chute ou o goleiro toma um frango, lá vem a voz de Cid entoando “Jabulaaaaniii”.

– Estava em Petrópolis quando me chamaram para gravar. Não sabia que Jabulani era o nome da bola até me dizerem. Gravei com as entonações que me pediram, mas acrescentei outras formas também – conta o locutor.

Se Cid gosta de futebol? Nem tanto. Ele prefere a bolinha do tênis, esporte que pratica há muitos anos.

– Acompanho futebol mas não sou fanático. Só assisto na íntegra aos jogos do Brasil; os outros, não.

Aos 82 anos, o locutor lembra que a gravação de “Jabulani” começou como uma brincadeira, assim como sua narração para os shows de ilusionismo de Mister M. A maneira como ele dizia o nome do famoso mágico – prolongando a pronúncia do M, com a voz cavernosa – também virou sua marca registrada. Isso sem falar no imbatível “Boa noite”, dito ao fim de cada edição do Jornal Nacional, durante 27 anos.

– Fiz na brincadeira e deu certo. Mas tenho um trabalho muito sério, que é a gravação em áudio da Bíblia, uma coisa inédita no mundo – diz ele, que já vendeu mais de 30 milhões de CDs com narração de histórias bíblicas.

Há três meses, Cid lançou o livro Boa noite, biografia dele escrita pela jornalista Fatima Sampaio Moreira, sua atual mulher. Segundo ele, a obra já passou dos 100 mil exemplares vendidos. O locutor tem projetos pessoais para este ano, mas prefere ainda mantê-los em segredo. Na TV, nada mais a fazer, por enquanto, diz ele:

– Fico à disposição da Globo, tenho contrato longo. Posso ser solicitado a qualquer momento. Mas hoje sou móveis e utensílios da emissora.

Fonte: JB On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário