quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Globo acaba com a "rede fuso"


Existindo desde 2008 por conta da agora findada Classificação Indicativa, a Globo também decidiu pôr fim à famosa "rede fuso" durante o horário de verão, entre outubro e fevereiro.

A partir do próximo ano, regiões do Norte e Nordeste terão exibição simultânea com o horário de Brasília, com tudo sendo mostrado uma hora mais cedo. Por exemplo: o jornal local, às 12h, vai começar às 11h.

A rede fuso foi criada em 8 de abril de 2008, com o objetivo de adequar a programação às regras de classificação indicativa do Ministério da Justiça nos estados com fuso diferente de Brasília. Parte do Norte já é adepta desde esta época, e o Nordeste entra sempre a partir de outubro.

A principal crítica em relação à rede fuso era o atraso. Quem está acostumado a acompanhar a programação da TV e comenta-lá nas redes sociais, tinha que lidar com os "spoilers" (revelação do que estava indo ao ar, que para outras regiões ainda era um mistério) das outras regiões.

A rejeição à rede fuso motivou até mesmo um abaixo-assinado estava sendo foi feito para acabar com ela, conforme foi noticiado pelo NaTelinha em 2015. O fato, inclusive, teve o apoio do diretor da Globo Boninho, que já tinha declarado ser contra a medida.

O principal motivo do fim da rede fuso foi a queda da classificação indicativa, que deixa de obrigar um programa a ser exibido no horário determinado. Agora, ela é apenas meramente educativa, com as TVs usando o bom senso em relação aos seus conteúdos.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário