Aguinaldo Silva encerra nesta sexta-feira a segunda edição da Master Class, seu concorrido curso de roteiro para novatos. Em três semanas de trabalho, o autor e seus 15 alunos produziram a sinopse e o primeiro capítulo de uma nova novela, com o título provisório de Leva-e-Traz. Ele diz que ainda vai fazer alguns ajustes nos textos antes de apresentá-los à direção da Globo como uma possível trama das 19h. A história é uma espécie de Tieta ao contrário, ou seja, o protagonista é um homem que volta à sua cidade em busca de justiça. Neste fim de semana, Aguinaldo embarca para Portugal, onde vai supervisionar uma novela da SIC em parceria com a Globo. Deve passar cinco meses em Lisboa, mas virá ao Brasil pelo menos três vezes durante esse período. Até porque o autor já começou a escrever sua próxima novela das nove, Marido de aluguel, cuja sinopse nasceu na primeira Master Class. A terceira edição do curso está prevista para abril de 2011.
Qual sua avaliação sobre a segunda edição da Master Class?
A melhor possível. Eu dei o plot (enredo) inicial, e então, juntos, fizemos uma sinopse com perfil de personagens, a escaleta e o texto final de um primeiro capítulo. Tive diante de mim, como aconteceu na primeira Master Class, 15 roteiristas em potencial. Possíveis falhas de um ou outro devem ser atribuídas apenas à inexperiência, mas todos têm futuro, desde que haja espaço para eles no mercado de trabalho.
O Aguinaldo autor está se realizando como professor?
Minhas aulas são puramente práticas. Não perdemos tempo falando dos gregos, ou de Bertolt Blefe, quer dizer, Brecht. Não posso me considerar um professor no sentido convencional da palavra, pois, ao mesmo tempo que ensino, eu também aprendo.
Pretende aproveitar quatro alunos para colaborarem na nova novela, como foi no curso anterior?
A ideia, como aconteceu na primeira Master Class, é encaminhar, na medida do possível, os que se mostrarem mais capazes. Alguns, de tão bons, mereciam entrar já em Marido de aluguel, mas eu não vou chamá-los, porque isso seria uma traição à primeira turma.
Qual é o título provisório da trama? Como é a história? Será para as 21h?
O título provisório é Leva-e-Traz, por causa do nome da cidadezinha onde se passa a história: Santa Bárbara do Leva-e-Traz. Pensei no plot como uma história para as 19h, mas ela pode perfeitamente chegar às 21h, com algumas adaptações. A história é uma espécie de Tieta ao contrário: em vez de uma mulher, é um homem quem sofreu sérios agravos no passado e volta muitos anos depois para dar uma lição nos que o expulsaram.
Comentando no seu blog sobre a novela argentina ‘Botineiras’, da Telefé, você deixou no ar a possibilidade de escrever a cena do tão esperado beijo gay. Pretende mesmo fazer isso?
Não, pelo contrário, deixei claro que, para mim, beijo gay agora só se for na minha casa.
Em pleno 2010, você acha que o beijo gay ainda choca os telespectadores brasileiros ou tem um quê de hipocrisia nesse veto?
A primeira coisa a fazer é tentar descobrir quem veta. É o telespectador? Acho que não. É a emissora? Muito menos. É o governo? Mas ele não é favor da união estável entre pessoas do mesmo sexo? Então, como pode ser contra manifestações de carinho entre pessoas que podem até casar se quiserem? Sim, acho que tem muito de hipocrisia nesse veto. Mas o que existe mesmo é uma questão política. Em outra emissora que não a Globo, tenho certeza de que o beijo gay não incomodaria.
É verdade que você pretende publicar um livro sobre o making of das Masters? Quando será isso? Que tipo de bastidores serão contados na publicação?
O livro vai relatar o passo a passo da Master Class, mas não será apenas didático, pois nele eu contarei muitas das histórias de bastidores, algumas bastante apimentadas, que costumo contar aos alunos à guisa de ilustração de algumas questões levantadas pelo curso. Seria uma espécie de 98 tiros de audiência, o meu romance, mas sem disfarçar que os fatos ali narrados são reais.
Você não acha que a possibilidade de colaborar com uma novela sua, ao final de uma Master Class, fomenta uma competitividade entre os participantes do curso?
Acho que sim, mas é uma competição bem saudável. Cada um quer dar o melhor de si, e isso é muito positivo. Afinal, a competitividade é uma das molas mais poderosas dentre as que movem as engrenagens do esforço humano.
Você entregou recentemente a sinopse de ‘Marido de aluguel’ à Globo. Quando pretende apresentar a nova novela à emissora?
Quando ela estiver pronta. Finda a Master Class, eu me reservo o direito, e isso já foi comunicado aos alunos, de continuar trabalhando no texto até considerá-lo realmente pronto para embasbacar os executivos que o lerem.
E qual é o título definitivo de ‘Marido de aluguel’? Quando começa a escrevê-la? O elenco já está fechado?
O título definitivo já está registrado. Mas eu não posso divulgá-lo. Já comecei a escrevê-la. O primeiro capítulo está pronto desde que terminou a Master Class 1. Tenho uma reunião com os colaboradores neste sábado para deslanchar de uma vez por todas o trabalho. Não, o elenco não está fechado, mas alguns atores, a pedido meu, já estão reservados (Susana Vieira, Glória Pires, Letícia Spiller, Lília Cabral, Dalton Vigh e Marjorie Estiano).
Você está indo para Portugal supervisionar uma trama que está sendo escrita para a SIC. Qual é o título? Quem é o autor? Como é a história?
Não posso dar maiores detalhes sobre este projeto, que não é meu, é da SIC e da Globo. As duas emissoras negociaram uma parceria, e no pacote ficou prevista a participação de um autor brasileiro como supervisor. A pedido da SIC, a Rede Globo me escolheu.
É verdade que vão outros profissionais da Globo para Portugal participar desse projeto? É um esquema de coprodução?
Não é um esquema de produção, mas, se a novela der certo, pode resultar nisso no futuro. Irão outros profissionais brasileiros, sim, mas ainda não sei de que ramo.
Ao voltar, se dedicará integralmente à ‘Marido de aluguel’ ou realizará algum outro trabalho paralelamente?
Ainda não desisti da ideia de fazer um spin off de Cinquentinha, intitulado Lara com Z. Seria para o próximo ano, e também estou trabalhando nisso.
Fonte: JB On Line


Nenhum comentário:
Postar um comentário