A estrutura familiar mudou muito nos últimos
anos. Figuras como padrastos, "irmãos postiços", e "donos de
casa" são cada vez mais frequentes nos lares. E são justamente essas
transformações nas relações que a estreante autora Lícia Manzo pretende
discutir em "A Vida da Gente", novo folhetim das seis da Globo, com
direção de Jayme Monjardim. "Há pouco mais de 50 anos, a formação de uma
família era algo rígido: um pai, uma mãe, filhos, um cachorro. Hoje, temos
lares desfeitos e refeitos, mães e pais solteiros, enfim, mil formas de
configurações familiares possíveis", explica a autora que, apesar de já
ser redatora da Globo há 14 anos, emplaca seu primeiro folhetim na emissora.
Antes, apareceu como escritora principal apenas na série "Tudo Novo de Novo",
exibida no ano passado.
"Estou investido em uma novela clássica
agora", esclarece ela sobre o folhetim, que terá em torno de 180
capítulos. A nova produção investe no melodrama para substituir a bem-sucedida
fábula "Cordel Encantado", de Duca Rachid e Thelma Guedes. Com ótimos
índices de audiência, a produção marcava entre 25 e 30 pontos no horário.
"Estou com frio na barriga. Com 'Cordel' aconteceu algo que há muito não
presenciava, o público falando de uma novela com amor. Temos de chegar com
muita força", deseja Lícia.
Em "A Vida da Gente", Lícia repete
parte do conflito abordado em "Tudo Novo de Novo". Porém,
aprofundando o tema "relações familiares" com mais núcleos e
desdobramentos. Para ilustrar essa nova formatação da família, está o clã
encabeçado pela mocinha Ana, protagonista de Fernanda Vasconcellos. Tenista
profissional e renomada aos 17 anos, sua vida vira um verdadeiro caos emocional
quando se apaixona pelo "meio-irmão" Rodrigo, primeiro mocinho de
Rafael Cardoso. Ele é filho de Jonas, seu padrasto, interpretado por Paulo
Betti, casado com a gananciosa Eva, de Ana Beatriz Nogueira, sua mãe. "O
tempo todo a personagem pensa nos que estão a sua volta. Abre mão da sua
própria felicidade pela família", adianta Fernanda.
Depois da reprovação dos pais, o romance
"à la" Romeu e Julieta dura até Ana descobrir que está grávida.
Repreendida pela mãe, que está preocupada com a carreira da filha, a
antagonista Eva convence a tenista a se afastar durante a gestação e deixá-la
assumir a criança como sua filha. "O desenho dessa personagem é de uma mãe
feroz que é capaz de fazer tudo pela cria. Muitas pessoas vão identificar as
atitudes dela", defende Ana Beatriz, que gravou essa fase do folhetim ao
lado de Fernanda no Ushuaia, no extremo Sul da Argentina.
O drama segue com cara de folhetim mexicano
quando Ana sofre um acidente e entra em coma profundo por quatro anos. Ao
acordar, sua vida está completamente virada. Sua irmã e cúmplice Manu,
interpretada por Marjorie Estiano, mantém um relacionamento com Rodrigo. Além
disso, sua filha chama a irmã de mãe. "Ano passado, tive a notícia de que
duas pessoas que haviam trabalhado comigo entraram em coma. O coma tem um
caráter emblemático, parece estacionado na fina fronteira entre a morte e a
vida", justifica Lícia. A nova família se estabelece em Gramado –
representada no Projac em uma cidade cenográfica de 80 mil m² – e nem sonha com
a volta de Ana. "É a figura que ela representa para a criança que está
crescendo. Não é proposital ou calculado", defende Marjorie.
Como pano de fundo para tantas histórias
dramáticas, Jayme Monjardim investiu em paisagens deslumbrantes e muitas
externas. A equipe já viajou para Porto Alegre, Gramado, Canela, Ushuaia,
Buenos Aires e Bonito. E tudo que foi captado nas cidades será mostrado nos
primeiros capítulos da trama. "A maior dificuldade foi driblar a previsão
do tempo para gravar com dias lindos de sol. No inverno, isso não é tão fácil,
mas era fundamental para a história ter uma fotografia colorida. 'A Vida da
Gente' é uma novela solar", sintetiza Jayme Monjardim, que divide a
direção geral com Fabrício Mamberti. Com as gravações já locadas nos estúdios
da Globo no Rio, a produção utiliza aproximadamente 70 cenários para contar a
história escrita por Lícia. "'Casamento' é uma boa palavra para definir a
relação entre autor e diretor. O texto da Lícia traz muita verdade para as
cenas e estou adorando a nossa parceria", garante Jayme.
Fonte: UOL TV
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