O serviço prestado pelo Ibope às emissoras de
televisão, tanto em suas matrizes como em filiais e afiliadas, não vem tendo a
unaminidade de antigamente.
Depois da NordesTV, afiliada do SBT no Ceará,
mais recentemente foi a vez da RIC TV, afiliada da Record no Paraná e em Santa
Catarina, desistir das pesquisas do instituto.
Em algumas regiões operadas pela RIC, as
pesquisas do Ibope não são mais adquiridas desde meados de 2012. A região de
Curitiba foi uma das últimas a deixar de pagar pelo serviço.
Sem o Ibope, a RIC passou a recorrer a
pesquisas de institutos regionais para mensurar seus índices de aceitação.
Entretanto, ainda que haja credibilidade, os mesmos não têm o mesmo respaldo do
Ibope junto ao mercado comercial.
Ainda assim, mesmo sem contrato com o Ibope,
a audiência de praças como Curitiba e Florianópolis continua sendo aferida.
Entretanto, apenas as emissoras concorrentes, como a RPC/Gloo (Paraná) e RBS TV
(Santa Catarina) têm acesso, pois são clientes do Ibope.
Outros estudos mais aprofundados, como perfil
de público, não são disponibilizados. A audiência total e o percentual de share
são as únicas informações que se tem acesso.
Fonte: Na Telinha
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