quinta-feira, 11 de junho de 2015

Os 5 maiores fracassos globais

 Ao longo de seus 50 anos completados no último mês de abril, a Globo inovou em vários quesitos e fez apostas altas em muitos de seus produtos.

Alguns, é claro, acabaram destoando dos demais e ficaram abaixo do esperado. Outros, como os que vamos listar, ultrapassaram essa barreira e são vistos como fracassos colossais, que a emissora prefere nem lembrar que existiram.

Listamos agora os cinco programas que provavelmente a Globo deve ter se arrependido de ter colocado no ar:


5. Divertics

Na tentativa de aumentar os índices de audiência nas tardes de domingo, o "Divertics" foi uma das maiores piadas que a emissora estreou nos últimos tempos. No mau sentido.

O programa tinha ares de superprodução com um custo estipulado de R$ 1 milhão por episódio e um elenco primoroso. Mas como a missão de um programa humorístico, o "Divertics" passou longe disso.

Com um roteiro pobre e piada carentes de graça, o "Divertics" ficou na programação somente durante o verão de 2014 e uma segunda temporada não foi sequer cogitada.



4. Jogo Duro

O reality apresentado por Paulo Vilhena em 2009 teve sua liderança ameaçada por quase todos os domingos em que esteve no ar, pela primeira edição de "A Fazenda" e o tradicional "Programa Silvio Santos" com suas câmeras escondidas.

O reality foi preparado às pressas para tentar frear "A Fazenda", mas Paulo Vilhena foi muito criticado por seu desempenho no programa, apontado que não havia carisma nem entrosamento com os participantes, que se renovavam todas as semanas para acumular dinheiro com provas envolvendo animais exóticos e dos quais muitos têm medo.

"Jogo Duro" não ganhou uma segunda edição.



3. TV Zona

Poucos vão se lembrar deste programa que foi ao ar em 1994. O apresentador era o VJ Luiz Thunderbird, que fazia sucesso na MTV.

A atração consistia em levar atrações musicais nas tardes de sábado. O "TV Zona" tinha uma fórmula que já havia dado certo em outras ocasiões. Muito comparado à Serginho Groismann na época, o programa de Thunderbird teve apenas quatro edições levadas ao ar.

O fracasso foi tão grande, que o "TV Zona" era saco de pancadas da concorrência. SBT, TV Manchete e até a Band vibravam quando a atração do VJ entrava no ar.

Boni não titubeou e extinguiu a atração.



2. O Jogo

Em "O Jogo", apresentado por Zeca Camargo entre maio e julho de 2003, os participantes tinham que desvendar um crime fictício. Era complexo. E por mais intervenções que a emissora fizesse, apostando em intrigas dos participantes e interatividade, a audiência foi catastrófica.

Com exceção da estreia, "O Jogo" perdeu por todas as semanas para o "Cine Espetacular" do SBT, incluindo uma goleada de 25 a 14 para o canal de Silvio Santos que exibia "Inspetor Bugiganga".

O mega reprisado "Riquinho" também chegou a aplicar uma goleada de 22 a 13 na Globo. Com picos de 10 pontos, até o "Superpop" de Luciana Gimenez ameaçou "O Jogo". Detalhe: a Band ficou em terceiro lugar em vários momentos, deixando "O Jogo" como um maiores fiascos globais do século XXI em horário nobre.



1. Sociedade Anônima

Sem dúvidas, este é o grande campeão.

Cazé Peçanha trocou a MTV pela Globo em 1999. A ideia era que ele apresentasse um programa de auditório na nova casa. Seria uma espécie de "Chacrinha moderno", interagindo com o público e conduzindo entrevistas. O "Sociedade Anônima" foi adiado inúmeras vezes.

O apresentador ex-MTV ficou um ano e meio na geladeira antes de estrear. Seu programa era o primeiro a envolver a Globo e o Globo.com, apresentando reportagens externas e uma série de quadros atrelados à internet.

Sua estreia, em abril de 2001, foi duramente criticada por ter muitas falhas técnicas. A audiência foi ruim: em seu primeiro dia, perdeu para o "Show do Milhão", do SBT, por 15 pontos a 16. Mas, isso ia piorar.

Silvio Santos chegava aplicar vantagens assustadoras sobre o "Sociedade Anônima" de Cazé Peçanha, como 25 pontos a 10, o que fez a nova produção global, que demorou tanto para ficar pronta, ser extinta.

O "Sociedade Anônima" foi um projeto que demorou meses para ser concluído, levou um ano para entrar no ar e apenas nove semanas para sair.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário