quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Série do Canal Brasil mostra evolução da sexualidade através da MPB


O que sexo tem a ver com música? Tudo. Nova série do Canal Brasil, História sexual da MPB vai mostrar que as duas coisas estão intimamente ligadas, sim. Apresentado por Rodrigo Faour, o programa vai discutir, em seis episódios, temas que refletem a evolução do amor, da sexualidade e do comportamento em nossa música. A estreia está marcada para o dia 24 de fevereiro, à meia-noite.

Com direção de Darcy Burguer e produção da Carioca Filmes, o programa vai mostrar como esses fatos foram retratados nas canções, nas danças e até na própria imagem dos intérpretes. Para isso, Rodrigo Faour entrevistou mais de 30 ícones da música brasileira, de diferentes estilos, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Fernanda Abreu, Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Fernanda Abreu e Ângela Rô Rô.

A série é inspirada no livro homônimo de Faour, que é jornalista, pesquisador musical e colecionador com cerca de 70 mil músicas catalogadas. Ele publicou Bastidores (em 2001), biografia de Cauby Peixoto, Revista do rádio (2002) e História sexual da MPB – A evolução do amor e do sexo na canção brasileira (2006).

Cada episódio do programa debaterá um tema específico dentro da MPB: a mulher, a sensualidade, o duplo sentido, a dor de cotovelo e a sexualidade transgressora. Na estreia, o tema é a mulher na MPB. Faour conversa com Simone e Alcione, e os cantores e compositores Ivan Lins, Erasmo Carlos, Martinho da Vila e Wando sobre música e comportamento. Analisando as letras e a postura dos artistas da MPB através dos tempos, o programa busca observar as conquistas da mulher na sociedade brasileira.

O segundo episódio vai abordar a sensualidade na música brasileira. Faour vai mostrar que, apesar da inconteste sensualidade dos brasileiros, este tema era raro em nossas canções até o início dos anos 60, devido à repressão sexual. Também vai lembrar os tipos de romances e casamentos que fizeram com que a sensualidade fosse mais extravasada a partir da fase da bossa nova, seguida pela turma do rock da jovem guarda e finalmente pela geração da MPB dos anos 70, que a levou às últimas consequências.

Ao lado dos convidados, Faour vai resgatar histórias de diversas gerações e artistas menos lembrados da nossa música, como Eduardo Dussek, João Roberto Kelly, Maria Alcina, Waleska (Rainha da fossa), o forrozeiro Manhoso, além de 10 grandes nomes da época áurea do rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário