Mais um instituto de pesquisa está tentando
entrar no mercado de medição de audiência de TV no Brasil.
Segundo informações da coluna "Outro
Canal", estão avançadas as negociações da empresa alemã GFK com emissoras
abertas para prestar o serviço de aferição no país.
Até hoje, o Ibope é o único instituto que
mede audiência no Brasil. Os mais animados com essa nova concorrência são a
Record, o SBT e a RedeTV!.
As emissoras vem negociando a contratação dos
serviços da GFK, que pretende entrar no Brasil nos próximos meses.
Desde o ano passado o instituto conversa com
os canais de TV e agências de publicidade. As reuniões estão sendo
intermediadas por Fábio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência, empresa
que monitora inserções comerciais na televisão.
De acordo com a publicação, a Band se animou
com a proposta dos alemães, mas ainda não falou nada sobre a contratação do
serviço. Já a Globo quis conhecer o novo sistema de medição, mas também não
fechou acordo.
Atuante em mais de cem países, o GFK pretende
aferir no Brasil a audiência dos 16 maiores mercados e oferece uma base de
amostragem de cerca de 8 mil domícilios, 35% a mais que do Ibope.
O instituto também destaca a intenção de
fazer medição de programas gravados pelos espectadores.
Em tempo: Há alguns anos, a empresa
norte-americana Nielsen se esforçou para entrar no Brasil e fazer frente ao
Ibope, mas não conseguiu.
A proposta, que surgiu em setembro de 2011,
esbarrou em uma cláusula contratual. Segundo o jornal "Folha de
S.Paulo", o maior entrave teria sido o prazo de vínculo que a Nielsen
pretendia exigir dos futuros clientes: sete anos.
O instituto alega que o custo de implantação
do sistema de medição é alto, e por isso não poderia arcar com eventuais
desistências. As emissoras não aceitaram esse vínculo.
Fonte: Na Telinha
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