segunda-feira, 9 de junho de 2014

Argentina estatiza números de audiência


Um dos países que mais produz televisão na América Latina, a Argentina anunciou uma medida que gerou bastante polêmica nesta quinta (05).

Na inauguração das novas instalações da TV Pública, a presidente do país, Cristina Kirchner, anunciou a estatização dos números de audiência. Mais tarde, ela explicou pelo Twitter: "O Sistema Federal de Medição de Audiências (SIFEMA) vai medir a audiência em todo o país. A medição existente hoje, se enfocam apenas nos grandes meios de comunicação e não consideram os setores populares. Criamos agora, um sistema federal de medição de audiência, transparente e de grupos não-governamentais para responder ao interesse geral". Cristina afirmou que, até o fim do ano, o SIFEMA deve começar a operar.

O novo instituto deve ser feito por membros de universidades públicas, especializados em estatísticas. O anúncio gerou polêmica, já que a Argentina passa por uma grande crise financeira. "A Argentina está em crise. A senhora acha mesmo que audiência de TV é prioridade do governo?", questionou um internauta.

Não é a primeira vez que o Governo estatiza algo. Em 2009, o país estatizou os direitos de exibição do Campeonato Argentino de Futebol, e desde este ano só ela exibe os jogos, na TV Pública, que só vai bem nos números quando mostra as partidas.

Vale lembrar que na Argentina, quem mede os números de audiência é o Ibope, assim como no Brasil. No país há anos, o instituto também é muito questionado.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário