segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estreia do Brasil alcança 44 pontos na TV aberta


Nesta quinta-feira (12), aconteceu a abertura da Copa do Mundo de 2014, entre Brasil e Croácia, que terminou com um placar de 3 a 1 para a nossa Seleção.

Em termos de audiência, como não poderia deixar de ser, o jogo dominou a atenção dos brasileiros - e do mundo todo.

De acordo com dados prévios do Ibope na Grande SP, a partida teve 44,2 pontos na TV aberta, somando as duas emissoras que fizeram a transmissão: Globo e Band. A primeira registrou 35,1 pontos, enquanto a segunda obteve 9,1.

Esta foi a menor média da Globo com jogos do Brasil em Copas do Mundo. Já em comparação com o Mundial de 2010, na África do Sul, a queda foi de 22%. No primeiro jogo da seleção canarinho naquele ano, a emisssora teve 45 pontos.

Entretanto, a redução não chega a assustar, já que neste ano seis emissoras ao todo transmitem os jogos da Copa do Mundo, sendo quatro na TV por assinatura, serviço que cresce ano a ano.

SporTV, Fox Sports, ESPN e BandSports investiram pesado para mostrar todos as partidas do Mundial deste ano.

Em tempo - Enquanto o jogo entre Brasil e Croácia foi ao ar, das 17h às 19h, o SBT ficou em terceiro lugar, com 2 pontos, e a Record em quarto com apenas 1 - exibindo a série "Todo Mundo Odeia o Chris" no lugar do "Cidade Alerta".

Dados consolidados - Como já era esperado pelas concorrentes, a Globo monopolizou a atenção do público com a cobertura do primeiro dia da Copa do Mundo, que começou nesta quinta (12).

Segundo dados consolidados do Ibope, a média-dia (das 7h à meia noite) da emissora da família Marinho foi de 20,4 pontos, um recorde, não só de 2014, mas também nos últimos três anos.

O destaque, logicamente, foi o jogo entre Brasil e Croácia, que fechou com média consolidada de 38 pontos, mas outras surpresas também ocorreram.

O "Jornal Hoje", por exemplo, que foi apresentado por Sandra Annenberg e Evaristo Costa diretamente da Arena Corinthians, palco da abertura, chegou a picos de 22 pontos. O resultado chama a atenção, porque no mês de maio a média-dia predominante foi de 13 pontos, bem aquém até do que a Globo marcava em 2012, cerca de 16 pontos diariamente.

Argentina e Portugal - A estreia da Copa do Mundo, com a partida entre Brasil e Croácia nesta última quinta-feira (12), não só alavancou a audiência no Brasil como também em outros países, como Argentina e Portugal.

Na Argentina, as partidas estão indo ao ar pela TV Pública, que teve seus mais expressivos índices em todo o ano. A média do jogo foi de 32 pontos.

Tal desempenho no país vizinho surpreende ainda mais levando em conta o baixo potencial da emissora, que é equivalente à TV Cultura para os padrões brasileiros. Em dias convencionais e com sua grade normal, a estação raramente tem programas que ultrapassam a casa dos 3 pontos de média.

Em Portugal, por sua vez, os jogos também estão indo ao ar pela emissora pública RTP. Por lá, a audiência também foi extremamente alta. A média conquistada foi de 23,7 pontos, índice este que, ao somado com outros momentos da cobertura esportiva, levaram a emissora de um corriqueiro terceiro lugar na média-dia para a liderança isolada (a TVI, que costuma ser líder, teve 19% e a SIC veio logo em seguida com 17,2%).

Para efeitos de comparação, na quarta-feira (11), um dia antes da Copa, a maior audiência da TV de Portugal havia sido a novela "Sol de Inverno", da SIC, com 14,4 pontos - pouco mais da metade do obtido com a Copa. Já a RTP teve 15,9% de participação e seu programa mais visto teve apenas 8,7 pontos.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário