sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012: interatividade e novidades em 3D



 A Rede Globo mobiliza uma grande operação para a cobertura do carnaval 2012. Cerca de três mil profissionais vão trabalhar na transmissão dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de cobrir os blocos de rua, as festas em Salvador e em Recife, e acompanhar de perto onde o carnaval estiver acontecendo. Em todos os telejornais da programação, as últimas notícias e todos os ângulos da festa que mobiliza o país.

Na capital paulista, a folia começa já nesta sexta-feira, dia 17. Cléber Machado e Mariana Godoy narram os dois dias de desfiles direto de um estúdio-bolha posicionado no alto do sambódromo. Para ajudá-los na busca pelas informações e novidades que cada escola vai trazer para a avenida, a produção do jornalismo prepara um vasto material com mais de 50 páginas sobre cada escola. E os próprios narradores visitam os barracões, conversam com carnavalescos e integrantes das agremiações.

Nos intervalos entre os desfiles, Chico Pinheiro comanda o ‘Estúdio Globeleza’.

Um pórtico de 28m de largura com 16m de altura recebe o público e as escolas que vão desfilar. Na transmissão, são usadas 30 câmeras ao longo da avenida, sete gruas e quatro caminhões de unidades móveis de transmissão – sendo um apenas para o áudio. No recuo da bateria, dez microfones estão posicionados para captar todas as batidas do coração das escolas de samba. E ao longo das arquibancadas mais dez microfones são usados para trazer a emoção do público que está assistindo sua escola na avenida. Ao todo são necessários 50 toneladas de equipamentos.

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo são exibidos nesta sexta-feira, dia 17, logo após o ‘Globo Repórter’, e no sábado, dia 18, após o ‘BBB12’. Na terça-feira, dia 21, será transmitida a apuração dos desfiles paulistanos, logo após a reexibição da novela ‘Mulheres de Areia’.


DESFILES DO RIO DE JANEIRO - A festa carioca acontece nas noites de domingo e segunda, dias 19 e 20. A dupla Luis Roberto e Glenda Kozlowski transmite o carnaval direto da ‘Esquina do Samba’, montada no início da Marques de Sapucaí. Desde dezembro do ano passado, os narradores visitam os barracões, na Cidade de Samba, para entrevistar os carnavalescos e integrantes das escolas e conhecer de perto o que cada agremiação está preparando para levar à avenida este ano.

A transmissão carioca conta com uma equipe de dois mil profissionais.

Localizado na dispersão da apoteose, o ‘Estúdio Globeleza’, entra em ação ao final da apresentação de cada escola de samba. Ana Paula Araújo comanda um time de comentaristas para debater quais foram os destaques, os melhores momentos e os problemas da agremiação que acabou de passar. No estúdio, um telão interativo touch screen exibe os melhores momentos e links com repórteres que estão na avenida, mensagens de internautas e notas dos telespectadores. O telespectador, aliás, poderá participar ativamente da transmissão, mandando suas opiniões e comentários sobre as escolas por SMS e vídeos colaborativos através da página de Carnaval do G1, que podem ser exibidos na TV. O público pode também dar notas para cada escola em seis quesitos: samba-enredo, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, fantasias e comissão de frente.

A cobertura dos desfiles do Rio de Janeiro traz novidades para deixar ainda mais emocionante a transmissão da folia. Um novo trilho conduz as câmeras acima da arquibancada da Apoteose, caminhando entre as escolas ao longo do desfile. Detalhes da passarela não passarão despercebidos aos olhos dos espectadores, agora que duas novas mini-câmeras HD estão posicionadas uma de cada lado da avenida. Uma grua garante a movimentação em meio a passagem dos carros e foliões e dois helicópteros captam dos céu a maior festa do país. Além de 40 câmeras, incluindo cinco sem fio, que estarão distribuídas ao longo da passarela do samba. Para o telespectador se sentir próximo da avenida, no segundo recuo da Sapucaí, uma câmera especial capta as imagens e, principalmente, os sons do coração das escolas: as baterias. O objetivo é detalhar os compassos de cada instrumento, trazendo ainda mais emoção para quem está assistindo ao espetáculo.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são exibidos no domingo, dia 19, depois do ‘Fantástico’ e na segunda-feira, dia 20, após o ‘BBB12’. Na segunda e na terça, a TV Globo exibe um compacto com os melhores momentos do dia anterior logo depois do ‘Jornal Hoje’. E, na quarta-feira de cinzas, dia 22, a apuração será transmitida após a reexibição da novela ‘Mulheres de Areia.

TRANSMISSÃO HD 3D, AO VIVO

A Rede Globo transmite em HD 3D, pelo terceiro ano consecutivo, o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Em 2010, apenas o Rio de Janeiro recebeu o sinal 3D. No ano passado, foi feita a primeira transmissão nacional com esta tecnologia, expandindo a experiência para outras cidades. A cobertura do evento conta com equipamentos utilizados na produção de cinema 3D em Hollywood, com 40 câmeras HD e 6 câmeras 3D nativas.

Além disso, pela primeira vez será utilizada uma câmera super-slow-motion 3D, capaz de criar imagens de até 800 quadros por segundos, que vai trazer ainda mais emoção para o espetáculo, dando a sensação de que o telespectador de que está passeando entre as alas, passistas e ritmistas.

Além disso, a cobertura poderá ser vista no G1, Globo News e TV Globo Internacional.

Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário