quarta-feira, 3 de abril de 2013

Walcyr Carrasco fala sobre "Amor à Vida"


Considerado um dos autores com maior atividade atualmente - com cerca de nove novelas em apenas onze anos -, Walcyr Carrasco escreverá a próxima trama das nove, "Amor à Vida", e foi entrevistado recentemente pelo jornal "O Globo", tendo destaque na edição desta quarta-feira (03).

Walcyr Carrasco abordou diversos temas no decorrer da entrevista. As polêmicas de sua nova história, que terá um casal gay e um personagem autista, a opinião pessoal sobre escrever para a faixa das 21h, o extenso número de personagens de sua novela, projetos futuros e até mesmo os inconvenientes que teve com o seu colega - e também autor - Aguinaldo Silva em 2011.

"Teremos um casal gay, os personagens de Thiago Fragoso e Marcello Antony, que quer ter um filho via inseminação artificial. Eles conseguirão. Tratarei de autismo, um tema delicado. Mas é, no geral, uma história engendrada em cima da questão do amor. Há algo que separa o casal principal, como nas novelas clássicas. Terei um pouco de Janete e um pouco de Ivani", classifica ele em menção aos roteiristas Janete Clair e Ivani Ribeiro, responsáveis pelos maiores sucessos da dramaturgia na época em que a televisão brasileira dava seus primeiros passos.

Apesar da importância que uma novela das 21h tem, já que mesmo em baixa é a atração televisiva mais vista do Brasil, Walcyr Carrasco não considera a faixa como a mais importante de todas. Ele reconhece a importância de horários considerados menos glamurosos, como o das seis: "Se a novela das 18h vai mal, isso desencadeia um problema de Ibope noite adentro".

Além disso, o roteirista garante que não se prende à faixa que suas histórias vão ao ar: "Acho gostoso variar, é o que estimula a minha criatividade. Sair da zona de conforto torna tudo mais vivo para mim. Por exemplo, apresentei ao Manoel Martins (diretor de entretenimento da Globo) um projeto para as 2h da madrugada. É algo ligado à literatura e que pode ser transformado em DVD. Ele ficou de pensar, e eu espero que tope".

Questionado sobre o extenso número de personagens que "Amor à Vida" terá - são cerca de 80 fixos e quase 100 contabilizando o número de participações -, Walcyr Carrasco garante que não o faz por medo de arriscar: "A novela tem o número certo de personagens, cerca de 80. Um hospital é um mundo. Ele tem que emocionar por inteiro. Temos os enfermeiros, médicos, fisioterapeutas etc. Há muitas tramas ali. Elas podem vir a crescer ou não".

Por fim, Walcyr também comentou sua desavença com Aguinaldo Silva. Em 2011, Aguinaldo se chateou e demonstrou o sentimento publicamente por Walcyr ter antecipado a abordagem do tema da mãe rejeitada pelo filho em "Morde & Assopra". Na faixa das sete, Cássia Kis Magro e Klebber Toledo interpretavam Dulce e Guilheme. Já em "Fina Estampa", que estreou poucos meses depois, os postos foram de Lília Cabral, como Griselda, e Caio Castro, como o Antenor.

"Eu não tive um problema com o Aguinaldo, ele que teve comigo. Eu tinha minha história, aliás, nem um pouco original: a do filho que tem vergonha da mãe e a rejeita. Essa trama já fez sucesso N vezes, e tanto é boa que fez sucesso na novela dele também. Eu não sabia nada do projeto dele antes de ele me contar num jantar para o qual me convidou", discorreu. Walcyr ainda foi mais além: "Quando se descobriu que as duas tinham esse ponto comum, a minha já estava sendo gravada. À beira da estreia, propus buscarmos caminhos para diferenciar as duas tramas. Combinamos, por exemplo, que a festa de noivado só aconteceria na novela dele. Encerramos esse segundo jantar como amigos. Mas ele teve uma atitude muito agressiva comigo. No fim da novela, ele mesmo publicou uma nota dizendo que fez aquilo tudo pra chamar a atenção da imprensa. Preferi me afastar".

Além de estar dedicado aos textos de "Amor à Vida", que será lançada no mês que vem, Walcyr Carrasco concilia seu tempo com o trabalho de divulgação de "Juntos para Sempre", livro de temática espírita que começou a ser vendido há algumas semanas. A história aborda a vida de um executivo de São Paulo que tem sonhos recorrentes com uma mulher que não sabe quem é e porque representa tamanha importância para ele. O período da inquisição, da chamada caça às bruxas, também é narrado para ilustrar o contexto em que a história parte.

A ideia de Walcyr era transformar a história de "Juntos para Sempre" em novela: "Quis transformar o sonho em novela, mas não aconteceu. Então fiz o livro. É o 60º que publico, entre infantis, infantojuvenis e adultos".

"Amor à Vida" tem estreia prevista para o dia 20 de maio. O elenco reúne grandes nomes do casting global, como Paolla Oliveira, Malvino Salvador, Antonio Fagundes, Susana Vieira, Carolina Kasting, Marina Ruy Barbosa, Thiago Fragoso, Marcello Antony, Mateus Solano, Elizabeth Savalla, entre outros.

A direção de núcleo é de Wolf Maya, que atualmente está dedicado às gravações de estúdio no Projac. Já a direção-geral é de Mauro Mendonça Filho, que faz sua estreia na faixa das 21h. Mauro está gravando algumas cenas no Peru.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário