Empresa que vai medir a audiência da
televisão no Brasil, concorrendo com o Ibope, o GfK já está operando no país,
mas ainda em caráter de treinamento.
Segundo a assessoria de imprensa do
instituto, começou efetivamente a operação com seu serviço de medição de
audiência de TV no Brasil. Seus clientes – Record, SBT, Band e RedeTV! –
iniciam este mês a treinar suas equipes técnicas no uso da plataforma do GfK.
Durante a fase de treinamento, os clientes
utilizarão apenas dados fictícios, para evitar interpretações equivocadas dos
números reais. A partir de maio, os clientes já trabalharão com dados reais da
medição de audiência e do real time rating. A empresa alemã está implementando
no Brasil um novo ecossistema com metodologia transparente, tecnologia de ponta
e um painel com mais de 6.000 domicílios distribuídos entre as classes A e E –
incluindo, pela primeira vez, comunidades -.
Conforme previsto, os dados iniciais se
referem às regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. O painel
completo, que inclui as demais 13 regiões metropolitanas, será disponibilizado
ao mercado no início do segundo semestre.
“O início da operação do serviço de medição
de audiência no Brasil é um marco para a GfK local e globalmente, pois reforça
nossa experiência internacional no setor e nossa presença em um mercado com
grande potencial”, afirma Ricardo Monteiro, diretor-geral da unidade de
negócios de Medição de Audiência & Insights da GfK no Brasil.
O painel do GfK foi montado com base no mais
abrangente levantamento socioeconômico feito nos últimos anos no Brasil com
essa finalidade. Foram realizadas mais de 66 mil entrevistas ao longo de oito
meses. O painel de televisão foi construído com base no conhecimento da
distribuição real da população, cobrindo 90% ou mais do IPC (Índice de
Potencial de Consumo) de cada região metropolitana, garantindo a
representatividade de todos os targets e um alto nível de eficiência e balanço
da amostra.
A medição será feita por meio de um
peoplemeter de última geração, que considera o conteúdo ao vivo e o gravado em
cada mercado e cada aparelho de TV. Além disso, a medição considera cada
espectador do domicílio, tanto moradores quanto convidados.
“Estamos implementando no país um moderno
sistema que oferecerá aos clientes um retrato representativo, fidedigno e
confiável da audiência nas 15 regiões metropolitanas onde atuaremos em um
primeiro momento”, finaliza Ricardo Monteiro.
Fonte: Na Telinha
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