quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Globo destaca jogos Parapan-Americanos


Realizado em Guadalajara, os Jogos Parapan-Americanos estão merecendo da Rede Globo um tratamento bem diferente do que a emissora deu ao Pan-2011, disputado na mesma cidade, na segunda quinzena de outubro.

Como se sabe, a Globo praticamente ignorou o Pan, cujos direitos de transmissão foram adquiridos pela Record. Nos dois primeiros dias da competição a emissora carioca chegou a utilizar, de forma irregular, imagens cedidas por uma agência de notícias.

Já o Parapan tem merecido reportagens diárias no “Jornal Nacional” e em outros programas jornalísticos da Globo. O motivo é simples: os direitos de transmissão dos Jogos foram adquiridos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que os repassou, sem custo algum ou qualquer exigência, para todas as emissoras brasileiras.

O procedimento repete o ocorrido nas Paraolimpiadas de Atenas e Pequim, quando o CPB comprou os direitos dos Jogos e os sublicenciou para todas as TVs.

Desde 2004, para aumentar a visibilidade do esporte paraolímpico brasileiro, o CPB tem investido na área de comunicação, convidando jornalistas e empresas de comunicação a acompanhar as grande competições internacionais.  A novidade é que em Guadalajara TV Globo, Sportv, Record, SBT (duas equipes), além de uma equipe da TV Brasil, foram por conta própria.

Segundo a MediaGuide, empresa que presta serviços de comunicação ao CPB, outros oito veículos de comunicação brasileiros estão acompanhando os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara a convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro, com as despesas pagas.

Fonte: Maurício Stycer, do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário