quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Declarações homofóbicas de cantor e ator geram polêmica

 

Dois famosos foram infelizes em suas declarações e irritaram integrantes se simpatizantes da comunidade gay. Um foi Caio Castro, do elenco de “Fina Estampa” e o outro, o sertanejo Zezé di Camargo ao comentar o nascimento do neto.

André Luís Cia, um comentarista do blog “Aguinaldo Silva Digital”, escreveu:

“Um ator que está no auge da fama e tem feito muito sucesso como um dos protagonistas jovens de Fina Estampa, como Caio Castro, tem todo o direito de dar suas opiniões e de manifestar suas preferências sexuais, mas sua declaração homofóbica na revista “Quem” foi de profundo mau gosto.

“Se você não tem fama de pegador e é solteiro, fica com fama de veado. Então, antes pegador que veado, né?”.

Assim como ele deseja ser respeitado por ser hétero, deveria respeitar a imensa população gay que o assiste e comemora seu sucesso. Uma pena que um jovem com uma carreira tão legal tenha se mostrado tão machista e retrógrado.

Em outra declaração machista, o cantor sertanejo Zezé di Camargo revelou que dará uma assinatura da Playboy ao neto que está prestes a nascer. Essa coisa de ficar enaltecendo e forçando a masculinidade de uma pessoa antes mesmo dela nascer é tão ingênuo, pois cada um escolhe o seu caminho na vida. O cantor pode até querer um neto macho, mas e se o rapaz não quiser esse caminho? Não será a assinatura da Playboy que vai influenciá-lo.”

Caio Castro foi parar no topo dos assuntos mais comentados no Twitter brasileiro. Ao contrário do que deveria se supor, não foi o desempenho do rapaz nas cenas de Fina Estampa que mereceu tantos comentários. Confira abaixo algumas reações às declarações do ator global.

"Antes Pegador do que Viado" NÃO É ISSO QUE A IMAGEM NOS DIZ CAIO CASTRO (@mebeijadelingua)

"Veado não pode, mas um ator de quinta pode" (@MarkusWitchMor)

"Depois de ser encoxado por dois varões, Caio Castro se cura do homossexualismo passivo" (@Cleycianne – que publicou a foto reproduzida acima)

"Lamentável a declaração do Caio Castro que disse em uma entrevista que é melhor ser pegador do que ser veado, cara que péssimo isso, tosco" (@zecsinho)

"Acho q alguns bons e poderosos autores d novela não vão achar graça" (@santoEvandro)

"Antes pegador do que veado". Conheço dezenas de "veados" mt mais dignos que ele!" (@lookmelissa)

Um comentário:

  1. Querido Marcos,

    Infelizmente, muitas pessoas perdem totalmente a noção de humildade quando estão no auge do sucesso.
    Não sei realmente em qual contexto as frases foram ditas pelos dois artistas até porque existem duas versôes: a dos jornalistas e a dos próprios artistas.
    Porém, não importa que o contexto tenha sido mais sutil ou mais agressivo. O que não podemos é permitir que NINGUÈM, seja ele pessoa pública ou comum faça declarações preconceituosas e fique por isso mesmo.
    Já vivemos num país de tantas injustiças sociais e de barbaridades, que todo ato que incitar mesmo que parcialmente uma agressão ou comportamento preconceituoso deve ser banido da nossa sociedade.
    Falar que é melhor ser hétero do que apontado como viado é o mesmo que dizer que ser gay é algo errado e repugnante. E se a frase fosse o contrário? Não estou aqui para defender bandeira gay ou coisa do tipo, mas sim, para defender o direito á diversidade, seja ela em qualquer esfera.
    As minhas declarações causaram polêmica lá no portal porque fui mal interpretado por algumas pessoas, inclusive por um comentarista que, desde então, está me ofendendo publicamente sem mesmo me conhecer. Por outro lado, graças a Deus, existem outras bem sensatas como você que viram que ao mesmo tempo que postei uma crítica fui justo ao afirmar que o contexto poderia ter sido distorcido e que, se algo foi inventado nas respectivas matérias, que os artistas tinham todo o direito de se defenderem.
    Acho que esse é o debate sadio que devemos nos orgulhar, ou seja, quando uma pessoa é justa em suas declarações e tem argumentos plausíveis para defender suas ideias.

    ResponderExcluir