quinta-feira, 26 de março de 2015

GfK e Ibope planejam estipular "código de ética"


Prestes a concorrerem na medição dos números de audiência da TV brasileira, o GfK e o Ibope terão um encontro formal na noite desta quinta (26).

Segundo a revista Veja, executivos dos dois institutos jantarão para fazerem uma espécie de "código de ética", um manual de boa convivência. Executivos entendem que, depois um certo período, a tendência é que as emissoras escolham apenas um instituto para trabalhar, o que pode acarretar no fim da boa relação. A intenção deste encontro é acabar com qualquer possível rixa que tenham.

Neste momento, Record, SBT, RedeTV! e Band assinaram contratos com as duas empresas, mas também sabem que terão que escolher uma apenas daqui há algum tempo.

O Ibope tem criado o máximo de táticas possíveis para se sobressair ao GfK. O instituto tem prometido para o mercado publicitário e para as emissoras de televisão que sempre terá amostragem maior do que o GfK no seu minuto-a-minuto, nunca deixando seu concorrente acima.

O GfK tem vendido isso para os seus clientes como seu maior trunfo, mas segundo o Ibope, se a empresa alemã tiver 6 mil de amostragem domiciliar, o brasileiro terá 6.001. A decisão é sacrificar a rentabilidade, mas não perder essa corrida contra um forte concorrente, que vem investindo pesado.

O GfK deve começar a divulgar os seus relatórios no início de maio, primeiramente em São Paulo e Rio, depois expandindo para o restante do Brasil.

Fonte: Na Telinha

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