Prestes a concorrerem na medição dos números
de audiência da TV brasileira, o GfK e o Ibope terão um encontro formal na
noite desta quinta (26).
Segundo a revista Veja, executivos dos dois
institutos jantarão para fazerem uma espécie de "código de ética", um
manual de boa convivência. Executivos entendem que, depois um certo período, a
tendência é que as emissoras escolham apenas um instituto para trabalhar, o que
pode acarretar no fim da boa relação. A intenção deste encontro é acabar com
qualquer possível rixa que tenham.
Neste momento, Record, SBT, RedeTV! e Band
assinaram contratos com as duas empresas, mas também sabem que terão que
escolher uma apenas daqui há algum tempo.
O Ibope tem criado o máximo de táticas
possíveis para se sobressair ao GfK. O instituto tem prometido para o mercado
publicitário e para as emissoras de televisão que sempre terá amostragem maior
do que o GfK no seu minuto-a-minuto, nunca deixando seu concorrente acima.
O GfK tem vendido isso para os seus clientes
como seu maior trunfo, mas segundo o Ibope, se a empresa alemã tiver 6 mil de
amostragem domiciliar, o brasileiro terá 6.001. A decisão é sacrificar a
rentabilidade, mas não perder essa corrida contra um forte concorrente, que vem
investindo pesado.
O GfK deve começar a divulgar os seus
relatórios no início de maio, primeiramente em São Paulo e Rio, depois
expandindo para o restante do Brasil.
Fonte: Na Telinha
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