terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Record expõe pessoas com má formação


O programa "Domingo Espetacular", da Record, veiculou neste fim de semana uma reportagem de 21 minutos sobre Khagendra, nepalense com má formação óssea e recém-laureado, pelo "Guiness", com o título de menor homem do mundo.

O vídeo mostrava uma repórter com o homem de 67 cm e 19 anos de idade no colo, exclamando: "É o peso de um bebezinho!".

A matéria também lembrava os casos do colombiano Edward Nino (24 anos, 70 cm) e do chinês Huang Kaiquan (41 anos, 80 cm), descrito como "um outro enigma da misteriosa Ásia (...) Um grande drama preso em um pequeno corpo."

Os três homens --todos com deficiências genéticas-- foram entrevistados em seus respectivos países. Segundo o Ibope, o "Domingo Espetacular" marcou 12 pontos de audiência, 7 a menos do que o "Fantástico". Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

O jornalista Eugênio Bucci, autor de diversos livros sobre ética na imprensa, reclama de "um olhar" presente na televisão. "Não faço um julgamento moral, porque esse tipo de atração existe em todo lugar. Diria apenas que já é tempo de nos libertarmos desse olhar."

Bucci lembra: "O que a Record faz hoje não é pior do que o que outras emissoras faziam ontem. É só rememorar o caso Latininho."

Em 1996, o "Domingão do Faustão" expôs um garoto de 15 anos e 87 cm vestido qual o cantor Latino.

Cinco anos depois, a Globo foi obrigada, em primeira instância, a pagar R$ 1 milhão ao rapaz, por danos morais. A emissora recorreu e, em 2003, conseguiu diminuir o valor para R$ 150 mil.

Em 2010, o "Domingo Legal", programa de Celso Portiolli no SBT, foi investigado pelo Ministério Público de São Paulo, por levar ao palco uma menina de 9 anos com envelhecimento precoce.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário