sexta-feira, 13 de maio de 2011

Stênio Garcia relembra quase seis décadas de carreira


Ao rever a trajetória de Stênio Garcia fica a impressão de que não há nada que ele não possa fazer. Com 58 anos de carreira - 38 deles integralmente dedicados à Globo - o ator apareceu dando um salto já na novela "Que Rei Sou Eu?", interpretando as várias faces do diabo em "Hoje É Dia de Maria" e dirigindo caminhões na série "Carga Pesada", que ficou no ar de 1979 a 1981 e voltou em 2003 até 2007. Mas não ser marcado por apenas um personagem não foi uma questão de sorte, e sim, de dedicação.

Para interpretar o engraçado Nestor, seu personagem atual em "Batendo Ponto", fez oficinas de palhaço com Márcio Libar.

Apesar dos 78 anos, Stênio continua disposto e aplicado. O ator corre 50 minutos todos os dias, faz pilates, ioga e meditação. Tudo para sua profissão.

Para interpretar Bino, seu personagem na série "Carga Pesada" e um de seus maiores sucesso na TV, não foi diferente. O ator habilitou-se para dirigir caminhão e se inseriu no meio dos profissionais da área. A série voltou ao ar depois de 22 anos fora do ar por insistência da própria dupla de protagonistas. Stênio e Fagundes começaram a fazer uma campanha na mídia e nos bastidores da Globo para que o seriado voltasse para grade de programação.

Formado no Conservatório Nacional de Teatro, em São Paulo, Stênio engrenou os estudos com uma bolsa de estágio no Teatro Cacilda Becker e logo foi convidado para fazer parte do grupo da renomada atriz. Depois disso ainda integrou a última fase do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) ao lado de Gianfrancesco Guarnieri, Leonardo Villar, Mauro Mendonça, o diretor Antunes Filho, entre outros.

Para conquistar esse espaço, os atores aproveitavam as reuniões de uma das células do Partido Comunista para se apresentarem como galãs e assim receberiam as críticas dos jovens militantes.

Com a vasta experiência e tantos anos na profissão, Stênio ainda espera ser desafiado pela carreira. O ator quer dirigir peças teatrais e também pretende escrever. Apesar dos planos e da longa perspectiva, o ator assume as limitações da idade. "Daqui a pouco é claro que não vou poder mais fazer um super-homem", brinca.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário