quinta-feira, 30 de junho de 2011

O que os amigos dizem sobre Xuxa


Nesta quinta (30), a apresentadora Xuxa completa 25 anos de carreira na Globo. Seu programa de estreia na emissora, "Xou da Xuxa", bateu recordes de audiência entre as crianças, em uma faixa de horário antes voltada para o público feminino. No rastro do sucesso do "Xou", muitos talentos e artistas foram revelados e seguiram carreira após aparecerem no programa, ao lado da apresentadora. Para muitos, o primeiro encontro que tiveram com a loira, no antigo teatro Fênix, no Jardim Botânico (onde eram gravados os programas de auditório da Globo), foi marcante e até decisivo em suas carreiras. Veja abaixo o que dizem cantores, ex-paquitas e assistentes de palco sobre o primeiro trabalho que tiveram, ao lado de um dos maiores ícones da TV brasileira:

Colegas de palco lembram da 1ª vez que participaram de um programa da Xuxa
           
Ivete Sangalo (cantora): "Lembro que a primeira vez que fui ao ‘Xou da Xuxa’, em 1996 – ainda cantava na Banda Eva –, ela disse que todos os dias, depois de acordar, na hora de escovar os dentes, cantava bem alto a música ‘Alô, Paixão’. Aquilo foi como um carimbo de certeza que éramos populares e prestigiados por ela".
           
Juliana Baroni (atriz e paquita entre 1990 e 1995): "Na verdade, era muito fã da Xuxa antes de ser paquita. A primeira vez que a vi foi no dia em que fui fazer o teste para paquita, em janeiro de 1990. Assim que cheguei ao teatro Fênix [teatro em que foram gravadas as produções da Globo de 1972 até 1999], tive um impacto grande de estar vendo ao vivo o cenário do ‘Xou da Xuxa’. Esbarrei com a Xuxa no corredor do teatro e a vi. Foi a pessoa mais linda que já vi na vida. Aí falei, na maior intimidade: ‘oi, Xú!’. Porque como era fã, me sentia muito próxima. E ela foi muito carinhosa. Daí em diante comecei a trabalhar com ela e deixei de ter uma relação de fã e passei a ter uma relação profissional e de amizade”.
           
Letícia Spiller (atriz e ex-paquita): "Lembro do meu primeiro dia de testes, em 1989. Era tudo muito diferente do que imaginava por trás das câmeras... Muito trabalho! Mas vi na Xuxa um feixe de luz que saía do topo de sua cabeça. E não era da iluminação e sim a luz que ela emitia. Foi mágico".
           
Marlboro (DJ): "Foi em 1989, no ‘Paradão da Xuxa’. Era um programa em que ela recebia vários cantores, de todos os estilos musicais. Como a cada semana tinha um ritmo diferente –já tinha tido forró e sertanejo –, sugeri que ela fizesse um Paradão funk. Conheci a Xuxa durante a filmagem de ‘Lua de Cristal’. Tinha arrumado uns funkeiros para o filme. E durante as gravações vi como ela gostava de funk. Não tinha noção do quanto ela gostava. Ela ficava o tempo inteiro com os funkeiros ao invés de ficar no camarim da mansão, que era todo chique, cheio de regalias. Lembro que ela largava a barraca da mansão para ficar com a gente na tendinha dos funkeiros, aprendendo passos de funk [risos]. E o Paradão funk fez tanto sucesso com a audiência que passei a fazer parte do programa. Depois também participei do ‘Xuxa Hits’, show em que ela juntou tudo o que tinha dado certo no ‘Paradão’."
           
Maria Eduarda, a Duda Little (produtora do “Mais Você" e repórter mirim da Xuxa): "Para mim, o mais marcante na primeira vez que participei do ‘Xou da Xuxa’, em 1989, foi a simpatia dela. Desde o primeiro minuto a Xuxa foi muito legal comigo. E eu, claro, fiquei encantada”.
           
Claudio Heinrich (ator e paquito de 1989 a 1991): “A primeira vez que fui ao programa da Xuxa foi em 1989, para fazer o teste para paquito. Lembro que ela me chamou e no lugar em que a gente estava tinha um tablado. Fiquei tão hipnotizado por ela que tropecei no tablado. Não cheguei a cair, mas me desequilibrei [risos]. Depois ela fez uma pequena entrevista e me deixou muito à vontade, foi muito humilde. Aliás uma das coisas que admiro nela é a humildade. Porque ela sempre foi muito talentosa e famosa, mas também sempre foi muito humilde. Tratava todo mundo com muito respeito e carinho, dos fãs à equipe de produção. Em 2003, eu voltei a trabalhar com ela, apresentando um quadro chamado ‘Baixinho Radical’, no ‘Xuxa no Mundo da Imaginação’. Eu mostrava esportes radicais para crianças”.
           
Bianca Rinaldi (atriz e paquita de 1990 a 1995): "A primeira vez que participei do 'Xou da Xuxa' foi para fazer o teste para paquita, em janeiro de 1990. Lembro muito do primeiro encontro com ela. Foi nos bastidores do teatro Fênix, num corredor meio escuro. Para mim era tudo tão novo! E, de repente, passou uma pessoa e falou oi para mim, com muita alegria e simpatia. Não me dei conta que a pessoa era a Xuxa. Aquele oi foi tão reconfortante, me senti bem-vinda. Depois fui com as outras meninas para o palco e só aí que percebi, longe do escuro dos bastidores, que a pessoa do oi era a Xuxa. Ali tive a visão da Xuxa como ser humano comum. A atitude dela foi tão normal e simpática que nem consegui olhar para ela como rainha, nem colocá-la num pedestal”.
           
Fly (coreógrafo): “Foi em 1991, quando fui dançar com o You Can Dance no 'Xou da Xuxa'. Na época, ainda era vinil e a gente não tinha como editar a música ‘I've got the power’, do grupo Snap. A música tinha seis minutos e na TV só podia ficar com no máximo três, então só poderia dançar três minutos. Quando a Xuxa chamou a gente para entrar no palco, entrei tremendo todo. Mas quando vi a Xuxa, pensei: ‘o que vou fazer agora?’. Começamos a dançar e quando a música estava ficando baixa, perto dos três minutos, o My Boy (operador de áudio) aumentou o volume de novo. E nós dançamos os seis minutos. Lembro que tremi de felicidade. O You Can Dance já era conhecido no Rio, mas não no Brasil. Depois da dança ela me entrevistou e me emocionei, chorei e tudo. Quando acabou a entrevista, veio uma voz [Marlene Mattos] dizendo que o You Can Dance era o mais novo contratado da Globo. Minha vida mudou ali. Foi inesquecível”.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário