quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dercy Gonçalves é a cara do Brasil


Dercy é conhecida por ser uma atriz desbocada e escrachada, mas certamente sua vida e trajetória foram muito mais complexas e interessantes para resumir a personalidade dessa mulher incomum e única.

Dercy Gonçalves é um ícone nas artes cênicas brasileiras, vinda de uma escola de interpretação que alia o deboche, a malícia e o escracho. Especilizou-se na comédia e no improviso, o que fazia melhor, pois Dercy era naturalmente engraçada. Foi um dos maiores expoentes e precursora do teatro de improviso no Brasil.

Dercy foi uma mulher autêntica, irreverente, debochada, e por sua rebeldia causou muita polêmica, sendo vítima de preconceito em uma época muito conservadora e moralista. Mas também foi muito querida e respeitada pelos amigos e seu público por sua personalidade marcante.

A atriz mostrou ao Brasil porque veio ao mundo. Brilhou nos palcos, no cinema e televisão, onde trabalhou com várias gerações de humoristas e grandes nomes da comédia do Brasil. São bons exemplos dessas parcerias os artistas Grande Othelo, Oscarito e Chico Anísio.

Dercy Gonçalves, batizada como Dolores Gonçalves Costa, nasceu em 1905 em uma pequena cidade chamada Santa Maria Madalena, localizada na região serrana do Rio de Janeiro. No entanto, parece que por um engano só foi registrada em 1907.

Nascida em uma família de poucos recursos, passou dificuldades. Seu pai era alfaiate e sua mãe, chamada Margarida, abandonou o lar e seus sete filhos quando descobriu a infidelidade do marido. Desde muito cedo, a menina Dolores Gonçalves Costa demonstrou talentos artísticos. Para ajudar nas despesas de casa junto com os irmãos, a menina foi trabalhar em uma bilheteira do cinema da cidade, onde aprendeu a se maquiar e atuar como as artistas, além de alimentar sonhos de uma carreira artística.

Assim, aos dezessete anos de idade, quando a cidade de Santa Maria Madalena tornou-se pequena demais para o seu talento, fugiu de casa com o cantor Eugênio Paschoal da Companhia Maria de Castro em visita à cidade.

Humorista, atriz e cantora brasileira, Dercy participou do auge do Teatro de Revista nos anos de 1930 e 1940, estrelou em diversos espetáculos da Companhia do empresário Walter Pinto, responsável pelo grandioso sucesso do Teatro de Revista Brasileiro nas décadas de 40 e 50.

A comediante é notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960, e foi considerada uma das rainhas das chanchadas. Em 1958, aos 53 anos de idade, foi dirigida por Watson Macedo no filme "A Grande Vedete", aquele que ela considerava o seu maior trabalho no cinema.

O grande sucesso de Dercy Gonçalves na televisão só aconteceu mesmo em 1961, na TV Excelsior. Ela participava do programa Viva o Vovô Deville, de Sergio Porto, no quadro "A Perereca da Vizinha", e no teleteatro "Dercy Beacoup", de Carlos Manga, com sátiras de personagens históricos. Dercy chegou a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior em 1963.

Na emissora TV Globo comandou um programa de auditório com variedades e entrevistas, durante o período de 1966 a 1969, chamado Dercy de Verdade, sendo um dos primeiros sucessos da emissora.

Vale lembrar a participação de Dercy Gonçalves em novelas produzidas pela Rede Globo, que fizeram o Brasil rir com suas piadas debochadas e irreverentes: "Que Rei sou Eu?", exibida em 1989 e "Deus nos Acuda" , exibida em 1992.

Dercy Gonçalves foi mesmo essa loucura e contradição! Falou o que queria, rebolou no Teatro Revista, fez o que quis no cinema e na chanchada, sempre interferindo na direção dos filmes em que atuava, falou palavrão na televisão, e quando foi homenageada no carnaval pela Escola de Samba Unidos do Viradouro, desfilou aos 83 anos com os seios de fora. Mas foi também, uma pessoa com valores conservadores, herdados de sua época e cidade de origem.

Dercy Gonçalves faleceu em 2008 com 101 anos de idade, e foi sepultada em sua terra natal, Santa Maria de Madalena em um mausoléu em forma de pirâmide de vidro, do lado de fora do cemitério da cidade, construído a seu pedido quando tinha 90 anos de idade.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário