sábado, 5 de fevereiro de 2011

Guilherme Winter vive a paternidade em "Ti-Ti-Ti"


Ser pai de primeira viagem, ainda que na ficção, não é uma tarefa fácil. Para dar vida ao apaixonado Renato, de "Ti-Ti-Ti", Guilherme Winter teve de se familiarizar com um bebê de colo. Na história, escrita por Maria Adelaide Amaral, ele tem de provar que é bom marido e pai exemplar para tentar reconquistar o amor e confiança de Marcela (Ísis Valverde). Entre carregar no colo e trocar fraldas, o ator ainda tem de estar pronto para improvisar caso a criança chore ou tente falar durante as gravações. "O texto já vem dizendo que o Renato é habilidoso com Paulinho, então, tenho de me virar. Às vezes, mudo a roupa dele e não fica legal, tenho de puxar a perninha dele, segurar... É uma destreza", conta o ator.

A maior dificuldade com o trabalho, no entanto, foi a readaptação à trama. Isso porque, Guilherme gravou as cenas iniciais da novela e depois passou três meses afastado. É que, na história, ele fingia ser um rapaz pobre para a namorada Marcela. Mas, ao descobrir que ela estava grávida, Renato acredita que Marcela seja uma aproveitadora, apenas interessada no dinheiro dele e a abandona. Só depois que o bebê nasceu, o ator voltou a gravar as cenas da novela, nas quais se mostra arrependido e disposto a reconquistar a mãe de seu filho. "É difícil porque o elenco está em outro ritmo. E ainda saí com um personagem e voltei com outro totalmente diferente. Tive de ler e estudei muito os textos. Se aprofundar no personagem é o mais importante", explica.

Você ficou três meses afastado das gravações de "Ti-Ti-Ti". Como foi para se readaptar ao trabalho?
Tive de voltar com todo o gás, porque o elenco já estava batendo bola há um bom tempo. Além disso, saí e voltei com um novo personagem. Assim que comecei a receber os textos e fui estudando o personagem. Não é só pegar o texto e decorar as falas. Me aprofundei na história do Renato, debatendo com um amigo que trabalha comigo, o ator Lori Santos. Isso foi o mais importante.

A volta do Renato para a trama atrapalhou o relacionamento da Marcela com Edgar, que já havia ganhado a simpatia do público. Qual foi a reação dos telespectadores?
No começo, chamavam o Renato de mau-caráter, mas agora a torcida está bem dividida. No Twitter, muitas pessoas deixam comentários dizendo que estão torcendo para que a Marcela fique com o Renato. Acredito que as pessoas viram que ele realmente a ama, tem uma boa relação com o filho e que eles constituem uma família. Eu espero que eles fiquem juntos.

Na história, você é pai. Como é contracenar com um bebê?
É maravilhoso! Ele é a coisa mais fofa, não chora e nem dá trabalho. Agora ele começa a interagir em cena e a gente tem de improvisar. No começo, ficava meio assim de pegar ele no colo, mas como tenho uma afilhada de pouco mais de um ano, já tenho um certo jeito. Outro dia, gravei uma cena que tinha de trocar a fralda dele. No texto dizia: "Renato troca a fralda super habilidoso com o filho". Os caras te jogam no fogo mesmo (risos). E trocar a fralda não é uma coisa tão simples. Tirar e colocar a calça dele é difícil e tem de ficar bonito na cena. Tive de me virar.

Fonte: UOL TV

2 comentários: