sexta-feira, 20 de maio de 2011

Beijo lésbico do SBT não foi o primeiro beijo gay da TV


A cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo levada ao ar pelo SBT na quinta-feira passada não foi a primeira da TV brasileira. Na verdade, o primeiro beijo gay ocorreu há 21 anos, na minissérie “Mãe de Santo”, exibida pela extinta TV Manchete. Em cena estavam os atores Raí Bastos e Daniel Barcelos protagonizaram a cena. Isso não tira em nada o mérito do SBT, claro. Ainda mais porque na produção que foi ao ar em 1990, a sequência era mostrada contra a luz, ou seja, só se via as sombras do intérpretes. “Amor e Revolução” foi mais audaciosa e mostrou sem esconder nada. Numa brincadeira, a trama pode ficar com o título de “primeiro beijo gay de luz acesa da TV brasileira”.

A cena está no YouTube, no link:



Já o beijo gay feminino está na televisão há muito mais tempo do que muitos pensam (ou sabem). O primeiro deles aconteceu em 1963, na TV Tupi, ou seja, há 48 anos. No teleteatro “A Calúnia”, a atriz Vida Alves, atualmente com 83 anos, trocou um selinho com a atriz Geórgia Gomide, morta em janeiro deste ano. “Fiz por falta de medo ou de juízo”, diz Vida Alves, em entrevista a revista ÉPOCA, afirmando não ter se preocupado com a possível repercussão da cena.

Apesar da “ousadia”, Vida – que também protagonizou o primeiro beijo heterossexual da televisão brasileira, ao lado de Walter Forster – diz que não gostaria de ver dois atores se beijando em cena. “Não acho esteticamente bonito”, diz. A atriz, atualmente à frente da Associação de Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, a Pró-TV, também fala da sua batalha pela criação do Museu da TV.

Com informações do IG e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário