quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Record planeja investir em HD


Embora três anos após o lançamento da TV digital no Brasil, a Record está começando a adaptar sua programação para a nova tecnologia. A emissora de Edir Macedo planeja investimentos, os quais serão perceptíveis a partir de 2011, tanto na TV aberta como na TV fechada.

Atualmente a Record transmite apenas três horas semanais de programação própria em HD. Todas elas são concentradas no "Ídolos". O número é considerado irrisório diante do SBT, que exibe cerca de seis vezes mais no mesmo período. Considerando toda a programação, ou seja, na inclusão de séries e filmes, a Record chega a aproximadamente onze horas enquanto a rede de Silvio Santos transmite mais de trinta horas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro as condições técnicas da Record ainda não permitem a expansão da tecnologia. Na sede paulista, praticamente não há equipamentos em uso para fazer a transmissão dos programas em HD. As câmeras, por sua vez, estão em sua maioria adaptadas para o HD, como ocorre com a captura do "Tudo é Possível". Já no Rio de Janeiro, apesar de já existirem câmeras trabalhando em alta definição, ainda não há um centro de pós-produção com capacidade suficiente para fazer com que os produtos de dramaturgia sejam exibidos da mesma forma. Nas duas praças é constante, por parte dos diretores, a solicitação de produtoras terceirizadas para fazer o trabalho.

Planeja-se que a partir de 2011, o "Hoje em Dia", "A Fazenda 4", a próxima novela das 22h - que será de Cristianne Fridman e de direção de Alexandre Avancini, já sejam transmitidos em HD. Entretanto, atrações jornalísticas e programas que estrearam quando a nova tecnologia já estava a disposição, como o "Legendários" e o "Programa do Gugu", seguem sem perspectiva de alteração.

No campo da TV fechada, o jornal O Estado de São Paulo informou recentemente que há resistências para a implantação da Record HD na NET. Assim que a operadora de TV a cabo lançou o serviço, a Record havia sido procurada mas optou por não aceitar integrar o line-up de canais HD por não considerar o investimento como prioridade. Entretanto, há cerca de seis meses, a emissora voltou atrás em sua decisão e entrou em contato com a NET, que recusou a proposta. Entre os motivos estava a baixa quantidade de programação em HD exibida pelo canal e o desejo da Record em receber um valor em dinheiro para ter seu sinal na operadora.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário