quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Araguaia: Estela revela gravidez a Ruriá


Ruriá (Turíbio Ruiz) está diante de Estela (Cleo Pires), pressionando para que a neta admita logo a gravidez: “Diz. Confessa. Você está esperando um filho do homem branco, não está?”. Sem mais forças, Estela resolve assumir tudo: “Estou. Estou esperando um filho do Solano, do homem que eu amo. Pronto. Essa é a verdade!”.

O índio fecha seus olhos, como se as trevas tomassem conta de sua alma. Para ele, a maldição recairá sobre os últimos descendentes de sua tribo. Estela tenta argumentar: “Eu amo o Solano, avô... Eu amo esse homem!”.

Torturado com a revelação, Ruriá rebate: “Você trouxe a maldição para dentro de nós, Estrela. Com esse filho você traz a maldição para cima da nossa gente, para cima dos karuês. É isso você quer? Amaldiçoar a nossa gente, o nosso povo?”.

Estela tenta argumentar, dizendo que não procurou esse caminho, mas Ruriá está ensandecido: “Você não sabe o que isso significa. Não sabe o que você fez. Você está gerando um ser amaldiçoado!”

Desesperada, Estela começa a chorar e pede ajuda ao avô: “Eu estou gerando o seu neto. É o seu neto que está aqui dentro. Me ajuda, avô, me ajuda a salvar essa criança. Me ajuda a encontrar uma maneira de acabar com essa maldição!”.

Sensibilizado, mas ainda racional, Ruriá dispara: “Você não entende. Não há nada que se possa fazer para mudar o destino, Estrela. A maldição tem que se cumprir”. Estela se revolta. É como se quisesse que tudo fosse pelos ares. Ela começa a gritar: “Não. Não tem. Chega de morte. Chega de sofrimento. Avô, isso precisa ter fim. O senhor precisa me ajudar, precisa se aliar a mim. Juntos nós podemos mudar o destino”.

Ruriá solta: “Não podemos. É isso que você precisa entender. É maior que nós. É uma decisão que está fora do nosso controle. Você não podia ter engravidado do homem branco, Estrela, não podia...”. Estela o corta: “Avô, ele já existe, ele está aqui dentro de mim, É meu filho, é seu bisneto. Nós não podemos deixar que a maldição leve essa criança. O senhor não percebe que salvando o meu filho estará salvando todo o nosso povo? Essa criança significa a continuação da nossa gente, da nossa raça. Me ajuda, avô, me ajuda a salvar o meu filho”.

Ele continua a afirmar que ela não sabe o que diz e se afasta, confuso. Estela vira-se para os céus e grita: “É o meu filho. É o meu filho!”.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário