quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aguinaldo Silva: uma obra, uma vida


Quis a “GEOGRAFIA DO VENTRE” que Aguinaldo Ferreira da Silva nascesse na pequena Carpina, em Pernambuco, mas de “Última Hora” concluiu que Recife seria seu “PORTO DOS MILAGRES”. Estava enganado. Seu “INIMIGO PÚBLICO” estava prestes a transformar o país numa “REPÚBLICA DE ASSASSINOS”. O copidesque seguiu para o Rio de Janeiro, onde conquistaria “O Globo”. “REDENÇÃO PARA JOB” lhe abriu portas, mas logo o “CRISTO PARTIDO AO MEIO” seria a sua realidade. “CANÇÃO DE SANGUE” foi o que ouviu nos longos dias de confinamento nos porões da ditadura. Mas “O CRIME ANTES DA FESTA” foi tentar sufocar “O HOMEM QUE COMPROU O RIO”. Aliás, ele nem precisou comprar, na verdade, conquistou a benesse dos deuses. Na “TENDA DOS MILAGRES”, “PADRE CÍCERO” decretou que dali em diante sua vida seria um “RIACHO DOCE”. “A JUSTICEIRA” carreira recomeçaria num “PLANTÃO DE POLÍCIA”, mas em circunstâncias muito diferentes. Depois de contar “A HISTÓRIA DE LILI CARABINA” e “LAMPIÃO E MARIA BONITA”, o jornalista policial decretou apenas que “PRENDAM GIOVANNI IMPROTTA”. Com as bênçãos de “ROQUE SANTEIRO”, o que era sem nunca ter sido, Aguinaldo se tornou o “PARTIDO ALTO” da dramaturgia, o “MEU BEM QUERER”. Meu, seu e de todos que amam o regionalismo e o realismo fantástico. Assim como “MALU MULHER” suas heroínas e vilãs entraram para a história da TV brasileira. Foi o único a escrever apenas para o horário mais nobre.

Da Lapa antiga, o boêmio guarda momentos memoráveis de João do Rio, Madame Satã e outros tantos que como ele, ali escreveram suas histórias de vida, algumas delas registradas n’ “O Lampião”, pioneiro jornal gay do Brasil. “LÁBIOS QUE BEIJEI” é o único segredo que não revela, nem mesmo sob tortura, afinal foram tantos...

Mas, como nada dura para sempre, o sucesso teve sua “PROVA DE FOGO”. De amigos de “DUAS CARAS” a amigos de uma vida inteira, Aguinaldo conviveu com todos. “O OUTRO” foi aquele que marcou sua virada. Com “A INDOMADA” vontade vencer, a “FERA FERIDA” não deixou “PEDRA SOBRE PEDRA” e deu vida à grande “TIETA”, escrevendo de vez seu nome entre os grandes. Já no Olimpo dos autores, ousado e debochado, se diverte mesmo é com a irreverência de “LARA COM Z”.

Lindo, sexy e gostosão ele permanece até hoje. “CINQUENTINHA”, é verdade, mas com saúde e disposição para enfrentar até os “BANDIDOS DA FALANGE”, se for preciso. Só não o chamem para enfrentar a dedada do Dr. Denílson! Escapando dessa, “OBRIGADO DOUTOR”. Amante dos bons vinhos, dos bons pratos, das artes e das boas viagens, Aguinaldo não se contenta em morar em uma única casa. Barra, Castelo, Itaipava, Lisboa o veem flanar de Volvo blindado, alternadamente, sempre em companhia do seu fiel moderador, que a tudo registra, para desespero dos fifis de plantão.

Nos “TEMPOS MODERNOS” Aguinaldo se tornou referência na Internet. Seu espaço virtual ficou tão famoso que até “DEU NO BLOGÃO”. O “Aguinaldo Silva Digital” é o point de aspirantes e roteiristas. “VALE TUDO” em termos de talento e criatividade para conquistar uma vaga em sua “Master Class”, seguindo os caminhos do “Mestre Prateado”, que é o único capaz de dar “98 TIROS DE AUDIÊNCIA” com o seu “MARIDO DE ALUGUEL”.

Infelizmente ninguém pode ter tudo. Quiseram os deuses que Dona Maria do Carmo, a sua “SENHORA DO DESTINO”, não vivesse o suficiente para presenciar sua polêmica história escrita com “LAÇOS DE SANGUE”. Mas nós, seus fãs, estamos aqui, para lhe oferecer todo o carinho do mundo. Desejamos que continue entre nós, destilando o seu “SUAVE VENENO”, por muitos e muitos anos. Que continue a ser aquilo que é e sempre foi: um cavalheiro da mais alta “FINA ESTAMPA”.

Parabéns! Felicidades!

OBS: as palavras escritas em letras maíúsculas são títulos das obras do autor: novelas, minisséries, seriados, livros, supervisão e filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário