terça-feira, 3 de julho de 2012

Elenco divulga carta em defesa de "Máscaras"


“Inconformados” com o tratamento dado pela mídia à novela, 28 atores do elenco de “Máscaras”, incluindo os protagonistas Paloma Duarte e Fernando Pavão, assinam uma “carta de amor” em defesa do próprio trabalho e do autor, Lauro Cesar Muniz.

Lançada em abril, “Máscaras” frustrou a Record, obtendo números de audiência muito baixos. O diretor da trama foi substituído, a novela mudou de horário, sendo empurrada para o final da noite, e o seu final, previsto inicialmente para o início de 2013, foi antecipado.

Pouco mais de um mês depois da estreia, o próprio autor classificou “Máscaras” como um “equívoco” e disse não se considerar injustiçado pelas críticas ou pela baixa audiência. “Ao contrário me sinto ‘justiçado’ – cometi um erro grave e estou pagando por isso. É uma pena que eu tenha errado em minha última novela. ‘Máscaras’ vai para meu rol de equívocos como ‘Os Gigantes’.  Eu gostaria de acordar desse pesadelo”, disse, na ocasião..

A carta foi feita por um grupo de atores do elenco e depois proposta para ser assinada pelos demais. Em defesa de Muniz, escrevem: “‘Máscaras’ inova e transgride, mas isto não está sendo percebido pela maioria”.  Depois de enumerar uma série de aspectos da trama que seriam de vanguarda (veja abaixo, no ponto 3), observam: “Não é justo que essa inovação, essa ousadia, não fique registrada, seja tratada tão prosaicamente, baseada tão somente no valor Ibope”.

Há inúmeras referências na carta à baixa audiência da novela. “Nós não aceitamos a avaliação de nosso trabalho apenas através do índice/Ibope, o que significaria colocar o trabalho dos atores no mesmo patamar de componentes de um reality show. O Ibope é um índice de mercado, comercial, compreendemos isso, mas nosso trabalho é artístico”, escrevem.

Num ambiente que privilegia a fofoca e a reclamação anônima, esta carta de parte do elenco da novela constitui um documento raro, talvez histórico. Concordando-se ou não com os temos do texto, ele mostra um grupo de atores engajados numa causa comum, pedindo um outro olhar para o trabalho no qual estão engajados. Merecem ser ouvidos.

Consultado pelo blog, Muniz observou: “Eu disse pelo telefone a uma atriz que me enviou que eu ficava muito sensibilizado mas que temia que a divulgação pudesse ser mal interpretada”. E acrescentou: “Eu me sentiria muito mal de pedir que a carta não fosse divulgada. Respeito muito o direito de expressão de todos.”

Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Entendo os atores e imagino que não deve estar sendo nada fácil, ver o trabalho deles sendo tão severamente criticado. Bom se a novela realmente melhorou, isso deve ser reconhecido e valorizado. Agora quanto ao horário da novela, acho que só tem a perder.

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir