quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Emissoras da Record acusadas de favorecer candidatos


A Justiça Eleitoral do Estado de Rondônia está investigando denúncias feitas contra a TV Candelária, afiliada da Rede Record no estado, e a retransmissora da Record News em Porto Velho, que são acusadas de privilegiar os candidatos ao governo estadual, Expedito Júnior, do PSDB, e João Cahulla, do PPS.

De acordo com a denúncia, no quadro “Agenda dos Candidatos”, as emissoras da Record abriam até cinco vezes mais tempo para os dois políticos, com a veiculação de imagens deles em comícios, passeatas e visitas. Já a agenda de seus adversários eram exibidas em tempo reduzido, apenas por meio de fotos e textos.

Em entrevista ao portal Imprensa, o procurador eleitoral auxiliar Reginaldo Trindade contou que a postura da emissora pode ter interferido nas eleições. “Isto influencia o telespectador do telejornal ao tentar mostrar que tal candidato está mais destacado que os adversários na disputa eleitoral. Houve explícita e escandalosa propaganda eleitoral em prol de ambas as candidaturas”, lamenta.

Após serem alertadas pela Justiça, as duas emissoras optaram por cancelar a veiculação do quadro no mês de setembro. Se condenadas por desrespeito à lei eleitoral, as duas emissoras terão que pagar multa estipulada pela Justiça. Em Rondônia, haverá segundo turno entre os candidatos João Cahulla (PPS) e Confúcio Moura (PMDB).

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário