segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Rosana Jatobá fala sobre desafios da gravidez


Rosana Jatobá está realizando um grande sonho: ser mãe. Planejada há um ano e meio, a gravidez veio melhor que a encomenda, são dois bebês de uma vez, um casal. "Foi uma surpresa e um susto. Mas eu sempre desejei ter gêmeos. Eu e meu marido sempre falávamos: 'imagina se a gente tiver um casal, já resolve a situação, já fecha a fábrica'", contou a jornalista, casada há dois anos com Frederico Mesnik.

Para o desafio de criar duas crianças de uma vez, Rosana aposta na ajuda da família, na informação que tem captado com médicos e livros, além dos exemplos que tem por perto, como de Fátima Bernardes. "Tenho colegas que tiveram gêmeos e uma outra que teve trigêmeos, então por que é que eu não posso dar conta?", brinca ela, que já escolheu o nome das crianças, Lara e Benjamim. No sexto mês de gravidez, Rosana Jatobá conversou com o EGO sobre a barriguinha que você vê diariamente crescer no "Jornal Nacional".


Como foi descobrir que estava grávida de gêmeos?
Logo no início, quando desconfiei que estava grávida, corri para o médico. Fiz o primeiro ultrassom, ele detectou um feto e disse: 'Você está grávida, parabéns! E tem mais um aqui'. Foi uma surpresa e um susto. Mas eu sempre desejei ter gêmeos. Eu e meu marido sempre falávamos: 'imagina se a gente tiver um casal, já resolve a situação, já fecha a fábrica'.

E foi mesmo o que aconteceu, vai vir um casal...
Primeiro recebi a notícia de que eram gêmeos. No quarto mês, fiz um exame de sangue e deu um cromossomo Y. Então, um dos dois, com certeza, era menino. Esperei um pouquinho mais e fiz o ultrassom morfológico que detecta o sexo. O Doutor Mário Burlaquini disse que tinha 99% de chance de ser um casal. Foi uma alegria, uma bênção. E já estávamos tentando há um ano e meio.

Gêmeos, está preparada para dois de uma vez só?
Existem muitos mitos em torno dessa questão de gêmeos. Muita gente diz que é trabalho dobrado, que vou ficar muito cansada, que não vou poder amamentar o tempo que estava pensando, que eles vão ter que entrar com complemento (alimentar) logo cedo. Estas questões me deixaram um pouco temerosa, mas eu comecei a ler muito sobre o assunto e vi que se você tem ajuda e informação consegue lidar numa boa. Estou fazendo tudo com muita antecedência, o médico não aconselha a ficar na correria de quarto, de enxoval. As coisas estão mais ou menos alinhavadas. Acho que se eu fui agraciada com essa bênção é porque tenho condição de dar conta.

Vai contar com ajuda?
Toda minha família esta muito mobilizada, os meus pais, os pais do Fred. Não estou me sentindo amedrontrada diante do desafio. Ao contrário, acho que vai ser muito bom. E a perspectiva dos meus filhos serem companheiros me dá tanto alento, me sinto tão privilegiada. Já estou fazendo escala de revezamento na família, vou botar todo mundo pra trabalhar. Vou ter uma enfermeira e uma babá e quero amamentar o máximo de tempo possível. Tenho colegas que tiveram gêmeos e uma outra que teve trigêmeos (Fátima Bernardes), então por que é que eu não posso dar conta? (risos)

Está fazendo alguma preparação para o corpo?
Até o quarto mês e meio, estava fazendo musculação, ioga e caminhando na esteira, que eram coisas que eu já fazia antes, fiz atividade física intensa a vida inteira. Mas por conta da gravidez gemelar, o médico pediu que eu tivesse cautela. Agora eu reduzi muito, estou fazendo RPG que é para manter a postura, não sobrecarregar a lombar e os músculos intercostais. Estou fazendo drenagem linfática quatro vezes por semana e alongamento. Caminhando um pouco e fazendo meditação todos os dias.

E os nomes?
Já defini! É Lara, que signifca doce coração. E Benjamim, que significa o filho favorito.

E no seu figurino para o "Jornal Nacional", o que mudou?
Mudamos totalmente. Temos uma equipe de figurinistas que providenciou, logo que a barriguinha ficou saliente, um figurino especial para grávidas. Colocar roupa de não-grávida em mulher grávida é difícil, não fica adequado. Só em casos muito específicos como este vestido (ela usava um modelo da Adriana Barra).

Além do trabalho e do gravidez, você estreou um blog.
Estreei um blog sobre sustentabilidade no G1, em que eu falo sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Um dos posts que fiz, inclusive, fala sobre filhos. Porque a gente pensa muito em deixar o planeta melhor para os nossos filhos e pouco pensa em deixar filhos melhores para o nosso planeta. Eu me vejo, ao mesmo tempo, tratando do meio ambiente e me preocupando com a formação ética deles.

Depois que os bebês nascerem vai continuar com o blog?
Vou. Inclusive, na minha licença maternidade, vou continuar postando, já estou fazendo textos antecipadamente para não correr o risco de, na loucura da amamentação, não conseguir postar. Mas de casa eu posso trabalhar. Só aqui, na TV, que eu vou ter que parar um pouco.

Quanto tempo vai ficar fora do ar?
Não tenho o tempo exato, mas quero usar o máximo do tempo da licença (seis meses, na TV Globo)

E quando nascem?
Em janeiro, serão capricornianos como a mãe. A data exata eu não sei ainda. A cada três semanas, faço um ultrassom para que o médico possa avaliar o desenvolvimento da gravidez. Fiz um recentemente e eles estão com 30 centímetros e 700 gramas, com peso de gravidez única. Já eu estou um pouco acima do peso projetado pela nutricionista, porque sou louca por doce. Ainda faço uma dieta balanceada, mas no fim de semana faço uma extravagância. Os sentidos ficam tão aguçados na gravidez que você tem aproveitar um pouco, sentir o gosto de um brigadeiro de colher... (risos).

Fonte: Site EGO

Um comentário:

  1. Olá!

    Gravidez deve ser uma delícia,né?Tenho muita vontade de ser mãe,mas tudo na hora certa.Apesar de ainda não ser meu momento,já penso muitas coisas.Já desejei,inclusive,ter gêmeos(um casal).Já pensei como quero que ele ou ela seja,como quero criá-lo e até onde quero que ele ou ela faça os exames.Apesar de não ser rica nem famosa quero dar o melhor que puder para meus filhos e em questão de saúde conheço um laboratório muito,muito bom.Gosto bastante de lá,é onde meu namorado faz os exames dele.O lugar nem parece um laboratório,parece mais com um lugar onde vai para se divertir e passear,às vezes tem show de música clássica,tem um pequeno lago com lindas carpas,e é claro,o principal.Tem um excelente atendimento.
    Vou deixar o link para quem quiser conhecer e comprovar se está grávida ou não.

    http://migre.me/1pRjC

    ResponderExcluir