sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Record pode ser punida por reportagem tendenciosa


A Rede Record deverá ser punida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por produzir uma reportagem considerada favorável à candidata à presidência Dilma Rousseff (PT). A denúncia foi feita pelo Ministério Público e encaminhada ao TSE.

A matéria, veiculada nos telejornais da casa no último dia 5, apresentou os dois candidatos à presidência. Porém, de acordo com a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, a reportagem favoreceu a candidata Dilma, em detrimento a Serra.

Nela, o candidato tucano foi descrito como o mais votado no primeiro turno em redutos considerados de classe alta, como o bairro dos Jardins, em São Paulo. Já Dilma foi apresentada como a vencedora em bairros mais simples, com o de Parelheiros.

Porém, durante o desenvolvimento da matéria, a rede usou de entrevistas que justificaram o apoio à petista, enquanto nenhum eleitor de Serra foi ouvido, o que é considerado crime de acordo com a lei eleitoral.

Denunciada, a Rede Record optou por não apresentar sua defesa. Segundo Cureau, a emissora deverá ser punida por ter sido tendenciosa na reportagem. “Ao confrontar as casas humildes e o ambiente de pobreza com a riqueza e a prosperidade do cenário anterior, deixa no espectador a impressão de que está assistindo a um programa eleitoral de Dilma Rousseff”, acredita.

Fonte: Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário