terça-feira, 1 de março de 2011

Otaviano Costa viverá situações inusitadas em novela


Foi depois de apresentar o programa "FIFA Fun Fest", da Globo, em junho de 2010, que Otaviano Costa soube as primeiras informações sobre Élcio/Elaine, seu próximo personagem na novela "Morde & Assopra", substituta de "Ti-Ti-Ti" na Globo. "O autor Walcyr Carrasco disse: 'Tenho uma coisa para você. Toparia fazer uma mulher a novela inteira?' E respondi: 'Lógico, com o maior prazer'", lembra, aos risos. Desde então o ator pensou e repensou em como seria este personagem.

Na trama de autoria de Walcyr Carrasco, Élcio é um típico trambiqueiro. Ele faz a linha machão, foi casado quatro vezes e agora foge da polícia por não pagar a pensão referente a três casamentos. "Por conta dessa correria da polícia atrás dele, o meu personagem fica desesperado e vai recorrer à sua primeira esposa, que é a Augusta, vivida pela Cissa Guimarães. Ela também, na pressão, sugere a ele um disfarce que é de mulher e então vira Elaine", resume. Para que esta transformação ganhe vida, a equipe técnica da Globo elaborou um protótipo que representa o mais próximo de um corpo feminino com direito a seios, barriga e até culote. "Ela é gostosa", brinca o intérprete de Élcio/Elaine.

Otaviano jura que não recorreu a nenhuma obra para compor seu papel. Para ele, este tipo de pesquisa, vai contra a sua busca por um trabalho mais intuitivo. "Gosto de ir pelo caminho que meu coração e minha cabeça dizem para o personagem. A partir disso, preferi também não me vestir de mulher, não ficar andando ou 'montado' em casa para cima e para baixo", conta. Só que esta não é a única razão para não ter experimentado "um dia de mulher". Segundo o ator, se fizesse este tipo de experiência, isso também tiraria o desconforto óbvio e necessário para o personagem. Afinal, ele um é homem que não está nada à vontade se passando por mulher. "A primeira vez em que usei cílios postiços foi para o personagem. Fiquei levantando o olho toda hora porque parecia que tinha cola", lembra.

Além de cílios, Élcio, quando transformado em Elaine, usará roupas com decote e peruca na cor castanho claro. "Esta peruca é muito bem feita porque eu posso fazer coque, rabo de cavalo, jogar o cabelo de lado e puxar à vontade", exemplifica Otaviano, que trabalha um outro tom de voz para a personagem feminina. Quando o assunto é salto alto, o ator mostra disponibilidade para o acessório, mas deixa esta escolha a cargo do autor. "Senão eu viveria uma girafa", brinca o ator sobre a sua estatura de 1,90m.

Em seu segundo trabalho consecutivo com o autor Walcyr Carrasco --em 2009, ele fez o vagabundo Adenor, de "Caras & Bocas"-- e segundo trabalho em um núcleo cômico, Otaviano explica que isso faz com que busque uma interpretação diferenciada para evitar eventuais comparações ou taxações. "Realmente, tenho de pensar em como diferenciar esse cara do Adenor. Mas aí o trabalho parte do figurino, que já é um outro visual e de composição do jeito de falar", analisa. Além disso, Otaviano explica que ter vivido, em 2007, o antagonista Bruno Molinari, de "Amor e Intrigas", da Record, foi de grande importância para a própria carreira. "Não posso suportar ficar só em um universo, mas a comédia está mais ligada ao meu jeito de ser", avalia.

Fonte: UOL TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário