segunda-feira, 28 de março de 2011

"Insensato Coração" reprisa personagens de outras novelas


Darlene queria ser famosa. Natalie até conseguiu seus 15 minutos de fama, mas caiu no ostracismo e faz de tudo para voltar ao holofotes.

As duas personagens, além de perfis parecidos, têm em comum o fato de serem vividas pela mesma atriz.

Deborah Secco deu vida a ambas aspirantes ao estrelato --a primeira em "Celebridade" (2003), e a segunda em "Insensato Coração", atual novela das 21h na Globo.

Apesar dos sete anos que separam as duas tramas, a coincidência não passou batida. "Por que a Deborah Secco está fazendo a Darlene novamente?", questionou um telespectador no Twitter.

Não é o único caso de coincidência na escalação da novela. Ao contrário, há características semelhantes em diversos outros personagens.

Estão na lista Natália do Vale, Deborah Evelyn, Paloma Bernardi e Maria Clara Gueiros, entre outros.

"PHYSIQUE DU RÔLE"

Nilson Xavier, autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira" e criador do site Teledramaturgia, diz que as coincidências de escalação "sempre acontecem, em todas as novelas".

Para ele, as emissoras tendem a ir pelo caminho mais seguro e escalar atores baseadas no sucesso que eles fizeram em papeis anteriores.

"Isso já ocorria, inclusive, no cinema clássico: Bette Davis sempre fez as malvadas, Bela Lugosi e Vincent Price eram sempre os monstros em filmes de terror."

No Brasil, também há exemplos. "O caso mais notório era o do Rubens de Falco, que depois do Leôncio em 'Escrava Isaura' (1976) fez a maioria de papéis na TV como vilão", afirma.

Já Maria Thereza Fraga Rocco, pesquisadora de linguagem da mídia da USP, avalia como "coincidência" a escalação dos mesmos atores para personagens de perfil semelhante. E pondera que, em "Insensato", isso se dá em núcleos secundários, não entre os protagonistas.

"No caso da Deborah Secco, por exemplo, isso ocorre porque ela tem o 'physique du rôle' para esse tipo de papel", diz. "Não sei como seria ela fazendo um papel de mulher séria, apesar de ela parecer séria fora da TV."

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário